Parte do teto de um casarão localizado na Rua do Norte, no Centro de São Luís, desabou por volta das 4h30 da madrugada desta quarta-feira (12). O imóvel, que abriga uma farmácia, teve parte da moldura do teto e telhas desprendidas. Apesar de o local ser uma área onde normalmente há veículos estacionados, o incidente ocorreu em um horário de pouco movimento, o que evitou danos maiores e feridos.
Em dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) havia alertado sobre a precariedade estrutural de vários casarões no Centro Histórico de São Luís, após realizar vistorias que identificaram 70 imóveis com condições estruturais críticas. Essa ação faz parte de um planejamento contínuo do CBMMA, que inclui o monitoramento regular, avaliações técnicas e a notificação dos responsáveis pelos imóveis em situação de risco.
Ao longo do ano passado, 389 imóveis passaram por visitas técnicas de agentes da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepedecma), com o objetivo de garantir a segurança das edificações e preservar o patrimônio arquitetônico da capital maranhense. O desabamento reforça a importância dessas fiscalizações para prevenir acidentes em uma área histórica que enfrenta desafios relacionados à conservação de suas estruturas antigas.