A Vale e a Caterpillar assinaram um novo acordo global de cinco anos para fortalecer a colaboração entre as duas empresas. Entre os objetivos estão o aumento do foco em produtividade e inovação, incluindo iniciativas de redução de emissões de carbono.
As empresas também reafirmaram o compromisso assumido em abril de 2024 de cooperar para o desenvolvimento de um caminhão fora de estrada bicombustível, movido a diesel e etanol. A Vale também pretende testar um caminhão elétrico a bateria e o Sistema de Transferência Dinâmica de Energia Cat© (DET) em desenvolvimento pela Caterpillar.
![](https://jornalpequeno.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Caminhao-CAT-793_credito-Ricardo-Teles_Vale-.jpg)
“O acordo representa uma evolução em nosso relacionamento com a Caterpillar, ampliando nosso foco em maximizar o desempenho dos ativos da Vale e permitindo que avancemos em nosso caminho de descarbonização de forma economicamente responsável”, diz Marco Braga, diretor de Suprimentos da Vale.
“O acordo com a Vale reflete nosso compromisso de desenvolver soluções que apoiem as metas operacionais e de sustentabilidade de nossos clientes”, diz Denise Johnson, presidente da unidade de Indústrias de Recursos da Caterpillar.
“Essa colaboração estratégica reforça nosso compromisso de fornecer soluções que melhorem as operações da Vale, com foco em segurança, produtividade e excelência operacional”, diz Marcelo Ribeiro, vice-presidente executivo da Sotreq, revendedor Cat no Brasil.
Sustentabilidade em destaque, integrada aos avanços em inovação e tecnologia
Em média, o uso de óleo diesel nas operações da Vale é responsável por 15% das emissões diretas de CO₂eq da empresa. A adoção de tecnologias mais sustentáveis faz parte de um plano estratégico para mitigar os impactos ambientais e manter a competitividade.
O caminhão fora de estrada bicombustível movido a etanol e diesel que está sendo desenvolvido pela Caterpillar equiparia inicialmente caminhões com capacidade de transportar 240 toneladas de minério. No futuro, a tecnologia poderá ser estendida a caminhões com capacidade de 320 toneladas. No total, há mais de 150 caminhões de ambos os modelos em operação na Vale. Os testes iniciais devem ser realizados nas instalações da Caterpillar nos Estados Unidos, seguidos de validação e testes adicionais de caminhões bicombustíveis nas operações da Vale.
“A descarbonização é um grande desafio atual, que só será superado com o investimento em soluções como combustíveis alternativos e eletrificação para reduzir as emissões sem comprometer a eficiência e a segurança”, explica João Turchetti, diretor de Engenharia de Descarbonização da Vale.
“Como líderes globais da indústria, a Vale e a Caterpillar estão buscando não apenas atender às demandas do setor de mineração, mas também antecipar tendências tecnológicas e ambientais”, diz Marc Cameron, vice-presidente sênior de Vendas, Serviços e Tecnologia de Indústrias de Recursos da Caterpillar.
Sobre a Caterpillar
Com vendas e receitas de US$ 64,8 bilhões em 2024, a Caterpillar Inc. é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores fora de estrada a diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Há 100 anos, temos ajudado os clientes a construir um mundo melhor e mais sustentável e estamos comprometidos e contribuindo para um futuro com menos carbono. Nossos produtos e serviços inovadores, apoiados por nossa rede global de revendedores, proporcionam um valor excepcional que ajuda os clientes a terem sucesso. A Caterpillar faz negócios em todos os continentes, operando principalmente por meio de três segmentos primários – Indústrias de Construção, Indústrias de Recursos e Energia e Transporte – e fornecendo financiamento e serviços relacionados por meio de nosso segmento de Produtos Financeiros.
Sobre a Sotreq
Fundada em 1941, a trajetória da Sotreq começou quando a Sotreq e a Caterpillar assinaram um contrato sob o nome de Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. No mesmo ano, a empresa passou a se chamar Sotreq. A sede definitiva foi inaugurada em 1949, no Rio de Janeiro.
A trajetória da Sotreq é marcada pelo empreendedorismo e pela convicção de que a busca da excelência é o caminho para o crescimento.
Hoje, a Sotreq está presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, atuando nos mercados de Construção, Mineração, Energia e Petróleo & Marítimo, oferecendo soluções tecnológicas e especializadas para o crescimento do seu negócio.