O ligamento periodontal (LP) separa o dente e o osso. Na anquilose (A), o osso encosta no dente, em seguida reabsorve-se o dente e o substitui (RS)
Significa que o osso grudou na raiz do dente porque foi traumatizado. Estavam separados por uma membrana fina e maleável de tecido com a espessura de uma folha de papel, sendo chamada de ligamento periodontal. Ele liga a raiz dentária ao osso, sem grudá-los, e articula movimentos bem discretos que nem percebemos. É uma articulação e são 32 delas em nossas bocas.
Se o osso grudou na raiz, podemos dizer que o dente virou osso em suas respostas, perdeu seus movimentos naturais e nem se consegue movê-los com aparelhos ortodônticos.
Grudado ao dente, o osso que se remodela junto com a raiz, substituindo-a lentamente e sem dor. Em poucos anos não teremos mais sinais do dente. Teremos apenas a coroa,grudada por baixo no osso, que logo se perderá. No máximo que podemos ver, é o dente mais baixo que o outro na oclusão.
Este grude do osso ao dente, cientificamente é chamado de Anquilose Alveolodentária. Em seguida, ao substituir o dente, este mesmo processo passa a se chamarReabsorção por Substituição. A passividade do dente,deixando-se substituir, se dá porque os dentes são estruturas permanentes e não renováveis.
Este dinamismo do osso faz com que, ao sofrer qualquer problema como uma fratura, depois de alguns poucos anos, nem marca existe, é como se não guardasse mágoa, perdoasse e esquecesse o que aconteceu. Mas no dente as coisas são diferentes, pois qualquer coisa deixa marcas definitivas, se magoa muito fácil e não perdoa, ficará o sinal para sempre na cárie, fraturas, manchas etc. Tem gente que vive como osso, outras como se fossem dentes. Você perdoa?
POR QUE ANQUILOSA
Nos dentes na boca, Anquilose e Reabsorção por Substituição só ocorre quando sofrem traumatismo tipobatidas, soco em brigas e lutas, boladas em esportes, pancadas em quedas com bicicletas e patinetes, acidentes automobilísticos, abrir garrafas com os dentes, manipulação em cirurgias, acidentes domésticos e outros exemplos.
Se o traumatismo foi leve e o dente ficou dolorido apenas algumas horas, isto se chama concussão. Se o traumatismo foi grande e o dente ficou com movimentos, se chama subluxação ou luxação. E tem os traumatismos intensos quando o dente se desloca e até sai do alvéolo, parcial ou totalmente, o que se chama de avulsão.
Importante: os traumatismos dentários leves e mais intensos podem ter as mesmas consequências, incluindo se a Anquilose Alveolodentária e a Reabsorção por Substituição. E geralmente os pacientes esquecem das concussões que temos quase diariamente e não se preocupam com eles e nem vai falar ao profissional quando o dente apresentar algum problema.
Geralmente, o paciente diz que o problema aconteceu do nada, e esquece de relatar seus traumatismos. Mas, o profissional pode afirmar taxativamente: foi um traumatismo dentário que você não se lembra! O tratamento ortodôntico bem ou malfeito, o trauma oclusal, problemas na ATM e bruxismo não provocam Anquilose e nem Reabsorção por Substituição, como já foi provado cientificamente. Se alguém disser que não acredita nisto, esquece, pois, acreditar é verbo para usar-se na religião ou na política, não na ciência.
O traumatismo dentário é a única causa que mata a estrutura que faz parte do ligamento periodontal e que afasta o osso do dente. Esta estrutura são cordões e ilhotas em forma de rede chamados de Restos Epiteliais de Malassez. O traumatismo dentário mata esta rede epitelial delicada em forma de cesto de basquetebol com o dente dentro dela.
Os Restos de Malassez encharcam o ligamento comum mediador chamado EGF ou fator de crescimento epitelial,que estimula toda hora o osso reabsorver e ficar distante do dente entre 0,2 a 0,4mm, como a espessura da folha de papel.O osso que envolve os dentes e os dentes, são parentes da mesma família ou origem, por isto gostam de se abraçar, mas os Restos Epiteliais de Malassez tem outra origem de outra família, e não deixa isto acontecer, só se forem eliminados pelo traumatismo dentário.
REFLEXÃO FINAL
Dente anquilosado significa, inevitavelmente, que odente foi traumatizado e, infelizmente, vai evoluir para Reabsorção por Substituição e o levará à perda inevitável. Mas, há formas de tratar esta situação e recuperar a fisiologia e a estética, especialmente com a decoronação seguida da colocação de implantes osseointegráveis. Como prevenir? Usando protetores para os dentes durante os esportes e outras atividades