Publicidade
Carregando anúncio...

SESI Maranhão brilha no torneio de robótica e garante 10 vagas para o nacional

O evento reuniu mais de 6 mil pessoas, entre elas 1500 competidores de 10 estados

Fonte: Com Fiema
O Maranhão fez história no mundo da robótica educacional com o Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League Challenge (FLL) – Regional Maranhão, o maior do Brasil, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA), nos dias 15 e 16 de fevereiro, em São Luís. O evento reuniu mais de 6 mil pessoas, entre elas 1500 competidores de 10 estados. Ao todo, 16 equipes garantiram vaga para o Festival SESI de Educação, que acontecerá em Brasília, em março. Dez delas são do Maranhão.
Na FLL (First Lego League), seis equipes do estado se destacaram e carimbaram o passaporte para o nacional. Três delas são da Escola SESI São Luís (Unimate, Gipsy Danger, Dracarys) e uma da Escola SESI Imperatriz, a Robotic’s Angels. Além delas, duas equipes do projeto Prototipando Sonhos vão para Brasília: a equipe de garagem Quanta; e a Fídia, de Paço do Lumiar.
Entre as equipes do SESI-MA, a Gipsy Danger se destacou nacionalmente ao alcançar a segunda maior pontuação do Brasil na categoria “Desafio do Robô”: 560 pontos. Os alunos desenvolveram um projeto inovador denominado FIND, que utiliza machine learning para monitorar espécies exóticas nos oceanos, contribuindo para a preservação da biodiversidade. “Estamos muito felizes por demonstrar nosso esforço e conquistar esse resultado”, comemorou Karen, integrante da Gipsy Danger.
Já na F1 in Schools, quatro escuderias do Maranhão aceleram rumo ao nacional com seus mini carros de Fórmula 1. A equipe Pugnator, bicampeã do regional, lidera a delegação maranhense, que conta ainda com as escuderias Spartacus, Ragnar e Lipima. Esta última, composta somente por mulheres, fará história ao ser a primeira equipe feminina do estado a competir no nacional de F1. “Estamos muito empolgadas, prontas para fazer um trabalho melhor ainda e conquistar, muito mais, no torneio nacional”, declarou Ester Holanda, aluna da equipe.
Luiza Camões, aluna campeã da escuderia Pugnator, da F1, expressou sua felicidade pela conquista. “Estamos muito felizes por representar o Maranhão no nacional e por termos conquistado três prêmios. Foram oito meses de muito esforço, e a vitória não é só nossa, mas também dos nossos patrocinadores, que nos apoiaram durante todo o processo”, afirmou.
Competidores dos outros estados classificados também comemoraram as vagas para o evento de Brasília. Pedro Henrique Silva, da equipe SESI LEGO Team, de Parnaíba (PI), não escondeu a felicidade pela classificação inédita do estado para o campeonato nacional da FLL. “Estou muito feliz! Foi um processo cansativo, mas valeu a pena. Minha equipe trabalhou duro, todos os dias, das 6h da manhã às 9h da noite,” destacou Pedro.
Já Maria Luísa, integrante da equipe Tech Vikings, do MS, celebrou a conquista da vaga para o nacional: “Trabalhamos muito para isso e agora vamos representar o nosso estado,” destacou com emoção.
ROBÓTICA DE REFERÊNCIA – Durante o encerramento, o superintendente de Educação do SESI Nacional, Wisley Pereira, elogiou a grandiosidade do evento e parabenizou o Maranhão por sediar o maior regional de robótica do país. “Vocês estão fazendo história no Maranhão”, afirmou.
O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, celebrou o sucesso do torneio e agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento. “O próximo ano já começa hoje”, declarou, reforçando o compromisso com a continuidade do projeto.
No encerramento do Torneio de Robótica, o superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, parabenizou os alunos classificados para o nacional, destacando que todos os competidores são vitoriosos por participarem do maior regional do país. “Esse torneio é uma celebração de alegria e aprendizado, onde vencer vai muito além de uma classificação. Aqui, aprendemos a nos divertir enquanto criamos e inovamos”, afirmou.
Diogo ainda reforçou o trabalho do SESI Maranhão com o projeto “SESI Prototipando Sonhos”, que inclui alunos de escolas públicas no mundo da robótica, a exemplo das equipes que irão agora para o nacional.
O projeto “Prototipando Sonhos” do SESI-MA é o maior programa de robótica em escolas públicas do Brasil, alcançando mais de 300 estudantes de 26 municípios maranhenses. Desde sua criação em 2022, a iniciativa tem democratizado o acesso à tecnologia, levando laboratórios móveis de robótica a comunidades carentes e preparando os alunos para competições nacionais, além de promover habilidades técnicas e de trabalho em equipe. O projeto conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA.
O Torneio SESI de Robótica é realizado pelo SESI e FIEMA, com a correalização do Sebrae, FAPEMA, F1 in Schools e FIRST® LEGO® League Challenge (FLL). O evento conta com o patrocínio de Eneva, Solar Coca-Cola e Vale, e o apoio de Água Viva, COMAC, Expo Infageek, IEL, Kart São Luís, Louvre Magazine, O Boticário, Playcar, Rosa Branca, Sindipan, Sesc, SENAI e Terra Zoo. A organização é do SESI Casarão da Indústria, com o patrocínio oficial via Lei de Incentivo à Cultura do Grupo Mateus, Pulse, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do Maranhão (SECMA).
Ranking:
FLL
  • UNIMATE – Escola SESI São Luís (MA)
  • GIPSY DANGER – Escola SESI São Luís (MA)
  • DRACARYS – Escola SESI São Luís (MA)
  • ROBOTIC’S ANGELS – Escola SESI Imperatriz (MA)
  • TUCUNA – Escola SESI Araguaína (TO)
  • SESI LEGO TEAM – Escola SESI Parnaíba (PI)
  • TECH VIKINGS – Escola SESI Naviraí (MS)
  • QUANTA – Projeto SESI Prototipando – Equipe de garagem (MA)
  • FÍDIA – Projeto SESI Prototipando – Paço do Lumiar (MA)
  • TECHLOBOS – Escola pública (AL)
  • TECHCOE – Escola SESI Sergipe (SE)
  • LEGO EXPLORERS – Escola pública (PB)
F1 in Schools
  • 1º lugar: Pugnator (bicampeã) – (MA)
  • 2º lugar: Spartacus – (MA)
  • 3º lugar: Ragnar – (MA)
  • 4º lugar: Lipima – (MA)
Fechar