
Desde ontem, quarta-feira (19), pacientes da rede estadual de saúde que precisam de tratamento contínuo, como quimioterapia e hemodiálise, poderão utilizar vouchers de R$ 100 por dia para deslocamento por aplicativos de transporte. A medida foi anunciada em resposta à greve dos ônibus na capital.
O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão, em postagem nas redes sociais.
“Em razão da greve do transporte urbano de São Luís, nosso Governo do Maranhão, via Maranhão Parcerias, está disponibilizando vouchers de R$ 100 por dia para transporte por aplicativo a pacientes da rede estadual de saúde cujo tratamento não pode ser adiado (como nos casos de quimioterapia, hemodiálise e outros). Basta entrar em contato com a MOB para ter acesso ao benefício”.
São disponibilizados 200 vouchers diários para garantir o transporte dos pacientes até suas consultas e o retorno para casa. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem se cadastrar junto à Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB).
A iniciativa faz parte do serviço TáxiGov, que já viabilizou deslocamentos gratuitos em outras ocasiões, como durante o São João e eventos inclusivos. Agora, o objetivo é evitar que a paralisação do transporte público impeça o acesso a tratamentos médicos essenciais.
Como solicitar o voucher?
Os pacientes devem entrar em contato com a MOB (98) 98896-8815 para realizar o cadastro e garantir o transporte.