Publicidade
Carregando anúncio...

Sócrates completaria 71 anos nesta quarta-feira

Ele foi um dos melhores jogadores da história da Seleção Brasileira

Fonte: Assessoria CBF

Quem viu não esquece do estilo elegante de Sócrates, em campo, com sua visão de jogo privilegiada, toque de bola refinado, seus dribles e o uso do calcanhar para ludibriar os adversários. Nesta quarta-feira (19), ele completaria 71 anos. Um convite para avivar a memória dos que se encantavam com o futebol de Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, natural de Belém (PA) e que faleceu em dezembro de 2011, aos 57 anos.

Sócrates, ou Dr Sócrates (formou-se em medicina) ou Magrão, compôs um dos meio-campos mais talentosos do futebol mundial, com a camisa da Seleção Brasileira, ao lado de Zico e Falcão – um trio memorável de craques. Ele defendeu a camisa da Amarelinha por 62 vezes entre 1979 e 1986, marcando 25 gols, e foi o capitão da equipe na Copa do Mundo de 1982.

Foi também um dos maiores ídolos do Corinthians, atuando ao lado de Rivellino, Marcelinho Carioca, Neto, Baltazar, Casagrande, Wladimir e Zenon, entre outros. Pelo clube paulista, conquistou o Estadual de 1979, 1982 e 1983. Na década de 1980, Sócrates participou ativamente da campanha pelas Diretas Já e foi um dos principais idealizadores do movimento Democracia Corinthiana, que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube.

Ele começou sua carreira no Botafogo-SP e, além do Corinthians, jogou também por Flamengo e Santos e em uma temporada pela Fiorentina. Sócrates era irmão de Raí, outro craque, que se sagrou campeão do Mundial de 1994, nos Estados Unidos

Ao deixar de jogar futebol, Sócrates trabalhou como técnico do Botafogo-SP, da LDU de Quito e da Cabofriense. Mas, depois, não quis seguir na atividade. Preferiu se dedicar com mais afinco à medicina.

Fechar