Publicidade
Carregando anúncio...

Avião declara emergência por combustível após tentativas frustradas de pouso

Voo saiu de Campinas rumo a São Luís, desviou para Teresina e por fim pousou em Parnaíba.

Fonte: Redação / G1 PI - TV Clube

Trajeto do voo da Azul que declarou emergência por pouco combustível — (Foto: FlightRadar24)

Um Airbus A320 da Azul precisou declarar emergência por baixo nível de combustível na tarde desta quarta-feira (19) após tentar pousar, sem sucesso, em dois aeroportos diferentes devido ao mau tempo.

O voo AD4781, que saiu de Viracopos (Campinas) às 13h23, inicialmente tentou pousar em São Luís (MA), mas as chuvas com trovoadas e ventos acima de 35 km/h impediram a aterrissagem. A aeronave seguiu então para Teresina (PI), onde a situação meteorológica também inviabilizou o pouso.

Diante do cenário crítico, o piloto declarou emergência ao controle de tráfego aéreo e recebeu autorização para desviar para Parnaíba (PI), onde conseguiu pousar em segurança às 17h49.

Em um áudio, o comandante declarou ao controle aéreo: “4871 informa mayday fuel”— termo usado para emergências de combustível.

Regras de segurança da Anac

De acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma aeronave deve ter combustível suficiente para:

– Percorrer a rota planejada (de Campinas a São Luís);
– Seguir para um aeroporto alternativo (Teresina, no caso);
– Voar por mais 30 minutos.

Quando o combustível atinge um nível inferior a essa margem, o piloto deve declarar emergência.

Após o pouso em Parnaíba, a aeronave foi reabastecida e seguiu viagem para São Luís, onde os passageiros desembarcaram em segurança.

Posicionamento da Azul

A Azul confirmou o ocorrido, atribuindo o desvio às condições climáticas adversas e reforçando que todas as decisões foram tomadas para garantir a segurança da operação. A companhia também garantiu que os passageiros receberam a assistência necessária.

Fechar