Publicidade
Carregando anúncio...

Realizada primeira captação de múltiplos órgãos pela Rede de Saúde do Maranhão

Com o procedimento, o HCM tornou-se a primeira unidade da rede estadual de saúde a executar a captação de múltiplos órgãos no estado

Fonte: Da redação com Governo do Maranhão

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) realizou, na última quinta-feira (20), a primeira captação de múltiplos órgãos da Rede Estadual de Saúde do Maranhão. O procedimento marca um avanço nos investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na área de transplantes, ampliando a capacidade do estado de atender pacientes que aguardam por doações.

A cirurgia teve início às 19h30, com a retirada dos órgãos ocorrendo por volta das 20h e finalizando próximo à meia-noite. Após a captação, fígado e rins foram encaminhados ao Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) para transplante, enquanto as córneas foram levadas para preservação pelo Banco de Olhos da unidade. Já o coração será enviado ao Banco de Tecidos de Curitiba para utilização em implantes de válvulas cardíacas.

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Katia Trovão, destacou a importância desse marco para a saúde do Maranhão. “Desde o dia 24 de dezembro, fomos habilitados pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de órgãos. Essa conquista é resultado de um longo trabalho de articulação junto ao Hospital Universitário e ao próprio Ministério, e agora realizamos a primeira captação de múltiplos órgãos no HCM”, afirmou.

Com o procedimento, o HCM tornou-se a primeira unidade da rede estadual de saúde a executar a captação de múltiplos órgãos no estado. A autorização para a realização do procedimento foi concedida pelo Ministério da Saúde, conforme a Portaria nº 2.363, permitindo a retirada e transplante de fígado e rim. A família doadora também autorizou a captação das córneas e do coração.

O coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET-MA), Hiago Bastos, ressaltou que a expectativa é reduzir em até 50% o número de pacientes na fila de espera até o final do ano. “O Maranhão tem todo o potencial e estrutura para se tornar uma referência em transplantes no Norte e Nordeste do Brasil”, disse.

O doador era um paciente diagnosticado com morte encefálica, cuja família autorizou a doação dos órgãos. A cirurgia contou com o suporte da Organização de Procura de Órgãos (OPO-HCM), responsável pela captação das córneas, e do HU-UFMA, que ficou encarregado da retirada do coração para transplante.

Antes do início do procedimento, as equipes médicas do HCM realizaram um cortejo com o paciente doador, do leito da UTI até o centro cirúrgico, prestando uma homenagem com um minuto de silêncio em respeito à sua contribuição para salvar outras vidas.

O diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, destacou que a realização desse primeiro procedimento é um marco para a saúde do estado e reforçou que a captação de órgãos será uma atividade contínua. “Estamos somando esforços para retirar pacientes da fila de transplantes renais e hepáticos. Esse é apenas o começo de um trabalho que seguirá contribuindo para ampliar a captação de órgãos no Maranhão”, afirmou.

Fechar