A partir desta segunda-feira (24), consumidores endividados que preferem atendimento presencial poderão consultar suas dívidas e negociar descontos diretamente em qualquer agência dos Correios. A iniciativa faz parte do mutirão nacional de combate à inadimplência promovido pela Serasa, Febraban e mais de 1.456 empresas, oferecendo descontos de até 99%, parcelamentos em até 72 vezes e a possibilidade de limpar o nome e aumentar a pontuação do Serasa Score de forma imediata.
No Maranhão, as 235 agências dos Correios estarão participando da ação até 31 de março. O atendimento será gratuito e sem cobrança de taxas. Para consultar os débitos, basta apresentar um documento oficial com foto no guichê da agência. O consumidor poderá visualizar suas dívidas, avaliar as ofertas disponíveis e optar entre o pagamento à vista ou parcelado, conforme seu orçamento.
Ao todo, 602 milhões de ofertas de renegociação foram disponibilizadas por bancos, financeiras, empresas de telefonia, varejo, concessionárias de serviços básicos e faculdades. No Maranhão, o mutirão engloba cerca de 9,1 milhões de dívidas com descontos exclusivos.
A especialista em educação financeira Lia Bandeira destacou a importância da parceria com os Correios para ampliar o alcance da iniciativa. “Com agências em todos os municípios do país, os Correios permitem que consumidores menos digitalizados ou que preferem o atendimento presencial tenham a oportunidade de visualizar suas dívidas e avaliar a possibilidade de pagamento”, afirmou.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, reforçou o compromisso da estatal em oferecer suporte à população. “Nossa equipe está treinada para ajudar os cidadãos que querem resolver suas pendências financeiras de forma prática e rápida”, disse.
Endividamento no Maranhão
Atualmente, 42,66% da população adulta do estado está inadimplente, pouco abaixo da média nacional de 45,94%. O Maranhão possui 2,14 milhões de CPFs com contas atrasadas, totalizando R$ 8,7 bilhões em dívidas. O valor médio das pendências por consumidor chega a R$ 4.061,95, sendo que 42% dos endividados possuem débitos há mais de dois anos.
A maior parte das dívidas está ligada a bancos e cartões de crédito (29,25%). O desemprego aparece como o principal motivo do endividamento (29%), seguido de gastos inesperados (18%). Além disso, 44% dos maranhenses já contrataram empréstimos para pagar contas básicas de água, luz e gás.
O evento terá um Dia D especial nesta terça-feira (25), na Agência Cidade Operária, em São Luís, onde especialistas da Serasa e representantes dos Correios estarão disponíveis para orientar os consumidores sobre renegociação de dívidas e planejamento financeiro.
O Feirão Serasa Limpa Nome acontece em todas as agências dos Correios do país até 31 de março, oferecendo uma oportunidade para milhares de brasileiros regularizarem sua situação financeira e recuperarem o acesso ao crédito.