Texto Áureo – (II Timóteo 3.1-17 e I Timóteo 4:1-2;)
1 – SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. (II Tm 3:1) 1 – MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 – Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;(II Tm 4.1-2)
Não tem o que se discutir, chegaram os “tempos trabalhosos” sinalizando “os últimos tempos” em que a medida da iniqüidade humana continua crescente como no tempo de Noé, “E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra … e disse Deus “o fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; … “(Gênesis 6.12,13). Na verdade a natureza pecaminosa humana sempre confrontou a verdade de Deus pelos argumentos dos espíritos enganadores, e doutrinas de demônios. Haja hipocrisia, haja mentiras sem limites no mundo, mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;(Romanos 5.20)
A carta de Paulo ao jovem Timóteo, capítulo 3, trata de um sérioalerta quanto ao que ele iria encontrar pelo caminho, mas, se, de boa consciência, desejasse seguir como um verdadeiro cristão. No mundo temos a influência do mal, como, Homens amantes de si mesmos (egocêntricos e egoístas), que transpiram a avareza, presunção, blasfemadores, desobedientes a pais e mães , e, ingratos, sem afeto, irreconciliáveis, caluniadores, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, orgulhosos e mais amigos dosdeleites do que amigos de Deus. Preocupante é que esses se apresentam com a aparência de piedade, mas, insistentes, negam a eficácia da piedade. Como um pai zeloso, Paulo diz ao jovemTimóteo que se afaste desses, isto é um conselho de sabedoria para todas as pessoas que são inteligentes e que buscam formar em suas mentes uma boa consciência em Cristo Jesus.
Nesses últimos tempos a vigilância deve ser redobrada e com rogos a Deus, peçamos por discernimento espiritual para perceber naqueles que se cobrem com o manto da espiritualidade e piedade, como lobos em pele de cordeiros. Hipócritas, mentirosos! Já chegamos ao tempo em que muitos não suportam a sã doutrina, e ao invés de se perturbarem e lamentarem pelos seus pecados, escolhem para si doutores (II Timóteo 4.3,4) que se apresentam e são bem recebidos s como profetas, apóstolos e patriarcas da modernidade. Assim, todos, desviam os ouvidos da verdade (a voz do Espírito), voltam às histórias da carochinha, das fábulas da terra do faz de conta. “ – Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.” (II Timóteo 3:13).
Seguir a doutrina de Deus manifestando em nosso modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência é o melhor aprendizado. O evangelho de Cristo é a sabedoria para a salvação, é divinamente inspirada, corrige, instrui em justiça. O amor de Deus é maior que a maldade humana.
Pr. Ivan Moutinho – ibboavista – Timon – MA