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Ligações que caem sozinhas: entenda o que são “robocalls” e como evitá-las

A partir de 2024, a Anatel passou a considerar abusivas as ligações que são encerradas antes de 6 segundos

Fonte: Da redação


Você já atendeu uma ligação, mas do outro lado da linha ninguém falou e a chamada caiu? Essa situação, além de incômoda, é mais comum do que se imagina. Essas ligações são conhecidas como robocalls (ou “chamadas de robô”, em tradução livre) e consistem em ligações automatizadas feitas em massa, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Empresas de telesserviços costumam usar números aleatórios para aumentar as chances de alguém atender. Ari Lopes, especialista em telecomunicações da empresa Omdia, explica que nem todas as empresas adotam essa prática, mas as que o fazem têm dois objetivos principais:

  1. Minimizar o tempo ocioso de atendentes: O sistema de discagem automática realiza várias ligações simultaneamente. Quando alguém atende, as demais chamadas são descartadas, o que gera aquela sensação de “ligação que cai”.
  2. Verificar números ativos: Algumas empresas usam essas chamadas para testar quais números de telefone ainda estão em uso e identificar consumidores dispostos a atender, aprimorando assim suas listas de contatos.

Prática abusiva ou legítima?

A Anatel esclarece que o disparo massivo de mensagens e ligações não é necessariamente uma prática abusiva, pois pode ser usado de forma legítima, como no envio de alertas de emergência. No entanto, o órgão ressalta que o contato excessivo por telemarketing pode ser considerado abusivo quando o volume de ligações excede a capacidade humana de discagem da empresa.

A partir de 2024, a Anatel passou a considerar abusivas as ligações que são encerradas antes de 6 segundos (anteriormente, o limite era de 3 segundos). “Além de causar incômodo, essas chamadas massivas sobrecarregam as redes de telecomunicações. Em alguns casos, mais de 90% das ligações em redes de operadoras eram robocalls com duração de até 3 segundos”, afirma a agência.

Como evitar ligações indesejadas

A maneira mais eficaz de se proteger dessas chamadas é se cadastrar na plataforma “Não Me Perturbe”, da Anatel. O serviço é gratuito e permite bloquear ligações de empresas específicas. Veja como fazer:

  1. Acesse naomeperturbe.com.br e crie uma conta.
  2. Clique em “Novo bloqueio” e insira o número do seu telefone com DDD.
  3. Selecione as empresas de telecomunicações e financeiras das quais deseja bloquear chamadas (ou marque todas de uma vez).
  4. Clique em “Enviar”. Um SMS será enviado para validar sua solicitação.
  5. Após a confirmação, o site emitirá um “Comprovante de Solicitações de Bloqueio”, que pode ser salvo ou impresso. O documento também será enviado para o e-mail cadastrado.

Além disso, a Anatel recomenda a plataforma “Qual Empresa Me Ligou”, que permite identificar a origem de ligações indesejadas. Para usar o serviço:

  1. Acesse qualempresameligou.com.br (não é necessário cadastro).
  2. Digite o número que ligou (com DDD), marque a caixa “Sou humano” e clique em “Consultar”.
  3. O site exibirá o nome da empresa e o CNPJ associado ao número.

Com essas ferramentas, é possível reduzir significativamente o incômodo causado por ligações automáticas e proteger sua privacidade.

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