Publicidade
Carregando anúncio...

Nos livramos do câncer diariamente

Como aquela pessoa que nunca fumou pode ter câncer de pulmão?

Fonte: (Alberto Consolaro – Professor Titular da USP e Colunista de Ciências do JC)

O câncer tem fatores importantes entre suas causas que poderiam ser controlados pelo “ser humano”!

 

Como aquela pessoa que nunca fumou pode ter câncer de pulmão? Pesquisas atuais revelam que ela viveu em centros superpovoados e poluídos. Respiramos os produtos de motores de carros, caminhões, britadeirase escavadeiras. As pessoas sabem e é uma opção viver assim.

A mídia ficou impactada com o câncer de próstata avançado do Dr. Rey, por se dedicar aos esportes, alimentar se bem, ter sucesso financeiro e pessoal. Depois do diagnóstico, ele veio a público expor suas ideias e pensamentos para que outras pessoas reflitam.

Não fumava, nem bebia, alimentava-se de produtos selecionados e tinha uma vida muito controlada, mas fazia 7 cirurgias plásticas por dia, seis dias por semana. Só quem vive em centros cirúrgicos e ambientes hospitalares tem ideia do que isto significa em termos de estresse.

O estresse psicossomático é altamente cancerígeno eele aconselhou as pessoas a não fazer isto, pois ele tinha estresses todos os dias. Uma lição de vida que nos faz pensar. Tendemos a achar que nosso estresse não é cancerígeno, só o do outro. Reflita sobre e tome decisões sábias. Segundo ele, o tratamento realizado deu certo e está curado.

ESTRESSE

Sobre cada rim tem-se a glândula suprarrenal. Na sua parte mais externa ou cortical, as células produzem substâncias a partir do colesterol, que atuam em lugares distantes e por isto são chamadas de hormônios conhecidos como corticoides ou corticosteroides.

Qualquer estresse agudo, rápido e intenso, aumenta muito a produção de corticosteroides. Os hormônios suprarrenais controlam e aumentam a formação de glicose a partir de outras substâncias como proteínas e lipídeos. A glicose é o combustível das células: sem ela não tem ATP e sem ele, não tem atividade celular. Tudo fica lento e funcionando mal. Sem glicose a inflamação e o sistema imunológico funcionarão muito mal: lentos e ineficientes.

No estresse agudo, o organismo prioriza a sobrevivência: glicose quase que apenas nos músculos e cérebro: para lutar ou fugir! O corpo deve pensar e agir rapidamente e outras funções ficam negligenciadas e,como o período é curto, não tem problemas. Logo tudo volta ao normal. Era assim quando se vivia na floresta, em tribos, nas aldeias e cidades pequenas. Hoje nas cidades médias e grandes, se tem estresse agudo todos os dias, são boletos, demissões, decepções, falar em público etc.

“EXTERMINADORES”

Células sanguíneas são produzidas na medula ósseae, entre elas, um tipo especial que circulam também nos tecidos: as células “Natural Killer” ou NK. Comopersonagens de filmes policiais, são um tipo especial de linfócitos, um subgrupo muito importante. São células “autorizadas a matar outras células sem perguntar porquê”, sem pedir autorização para superiores, pois são agentes especiais.

Os 10 trilhões de células do corpo proliferam todos os dias, algumas saem defeituosas, afinal ninguém é perfeito. As defeituosas são identificadas e mortas “impiedosamente” pelas células NK, antes que se transformem em células cancerosas.

Se as NK falharem, temos outra chance para eliminar estas células defeituosas e atípicas. Outras células sanguíneas, os linfócitos e macrófagos, muito competentes e sinérgicas, reconhecem a estranheza das defeituosas e as eliminam. Esta resposta imunológicafunciona, mas é um pouco mais lenta. As NK não facilitam, é na hora!

Células atípicas e bizarras podem escapar das NK, dos linfócitos e macrófagos, mas ainda tem que se livrarem da Apoptose. Tem momentos que ficam acuadas, sem saída, atacadas, e como em uma batalhaouvem substâncias como gritos químicos: vamos perfurá-las ou então, que se suicidem, explodam, ou seja, entrem em Apoptose! Isto acontece quase todos os dias,numa saga de ação e aventura.

REFLEXÃO FINAL

Vivemos todos os dias com células proliferando. Temos 3 chances para eliminar as que ficam atípicas: asNK, o sistema imunológico e a apoptose. O que comemos, bebemos e usamos, assim como o nosso estilo de vida, podem enfraquecer estes mecanismos e facilitar a sobrevida de células bizarras, aumentando a possibilidade de se ter câncer. Isto depende muito de nós e que saibamos viver!

Fechar