Corinthians lidera o Grupo A e precisa, no mínimo, de um empate para encerrar a primeira fase com a melhor campanha entre as equipes. ( Foto: Rodrigo Coça – Agência Corinthians)
A última rodada do Campeonato Paulista promete pegar fogo neste domingo (23), com a bola rolando para todos os oito jogos de forma simultânea, às 18h30. Atual tricampeão, o Palmeiras pode ficar de fora das quartas de finais, enquanto Velo Clube, Noroeste, Inter de Limeira e Água Santa lutam pela sobrevivência.
GRUPO A – O Grupo A é a única chave que não terá nada de disputa pela vaga ou mando de campo. O Corinthians já garantiu a primeira colocação, com 26 pontos, enquanto o Mirassol é o segundo classificado, com 16. Já o Botafogo apenas cumpre tabela diante do Novorizontino, em casa.
Por outro lado, a Inter de Limeira luta pela sua permanência. Ainda sem vencer no estadual, o Leão tem sete pontos e é o lanterna geral, precisando vencer o Santos, no Limeirão e ainda torcer por tropeços de Água Santa e Noroeste.
GRUPO B – O grupo mais embolado do Paulistão, onde todos ainda têm chances de classificação. Líder com 15 pontos, o Santos de Neymar visita a Inter de Limeira, precisando dos três pontos para não depender de outro resultado alheio para sacramentar o mando de campo na próxima fase.
Na mesma situação está o vice-líder Red Bull Bragantino, com 14 pontos. O Massa Bruta vai até Campinas, onde encara a Ponte Preta, também lutando pela vaga, dependendo de um resultado positivo e, caso o Peixe venha a tropeçar, pode garantir o mando de campo.
Já o Guarani, que liderou boa parte do grupo, perdeu fôlego na reta final e caiu para o terceiro lugar na penúltima rodada. Com 12 pontos, além de ter que vencer o Corinthians na Neo Química Arena – onde nunca venceu na história – terá que secar os concorrentes.
Igualmente a Portuguesa, que também tem 12 pontos, visita o desesperado Noroeste, em Bauru. A diferença é que a Lusa precisa secar somente Guarani e Red Bull Bragantino, uma vez que não tem chances de ultrapassar o Santos, no critério de desempate.
GRUPO C – O Grupo C está em jogo o mando de campo das quartas de finais entre São Paulo e Novorizontino. Em baixa, o Tricolor lidera a chave com 16 pontos e visita o São Bernardo, no ABC Paulista. A distância para o Novorizontino é de apenas um ponto, uma vez que o Tigre tem 15 e também atua como visitante, diante do Botafogo, em Ribeirão Preto.
Na mesma chave, os dois desesperados: Noroeste e Água Santa, ambos com sete pontos. O Norusca recebe a Portuguesa, no Alfredo Castilho, precisando vencer para se manter na A1 e ainda assegurar uma vaga para a Série D de 2026. Caso perca, terá que secar Água Santa e Inter de Limeira.
O Água Santa terá o duelo direto contra o Velo Clube, em Rio Claro. Vice em 2023, o Netuno precisa vencer o rival e ainda tirar uma diferença de oito gols de saldo. Ou simplesmente conquistar os três pontos e torcer contra o Noroeste, em Bauru.
GRUPO D – Para evitar o vexame da eliminação, o Verdão precisa vencer o Mirassol, fora de casa, e ainda torcer para que a Ponte Preta não vença o Botafogo, em Campinas. A Macaca é a vice-líder com 22 pontos, enquanto o time de Abel Ferreira é o terceiro colocado, com 20. A última vez que o Palmeiras esteve fora das quartas de finais foi há 15 anos atrás, em 2010, ainda sob o regulamento antigo da competição.
Defendendo sua vaga, a Ponte Preta encara o Red Bull Bragantino no Moisés Lucarelli. E também está de olho na liderança da chave, uma vez que a distância para o São Bernardo – já classificado – é de apenas um ponto. O Bernô recebe o São Paulo, no 1º de Maio, para assegurar o mando das quartas de finais.
Ainda no grupo, o Velo Clube terá o confronto direto contra o Água Santa, no Benitão. Com 10 pontos, o time de Rio Claro precisa de um simples empate para se manter na elite estadual e, de quebra, garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Todos os confrontos deste domingo tem algo em jogo, seja classificação, permanência ou mando de campo nas quartas de finais.
Ponte Preta x Bragantino – Classificação para os dois
Botafogo x Novorizontino – Mando de campo para o Novorizontino
Velo Clube x Água Santa – Permanência para os dois
São Bernardo x São Paulo – Mando de campo para os dois
Corinthians x Guarani – Classificação para o Guarani
Mirassol x Palmeiras – Classificação para o Palmeiras
Noroeste x Portuguesa – Salvação para o Norusca; Classificação para a Lusa
Inter de Limeira x Santos – Salvação para a Inter; Mando para o Santos
Os principais artilheiros do campeonato: Guilherme, do Santos, 10 gols. Daniel Amorim, do Velo Clube, 6. Carlão, do Noroeste, Talles Magno, do Corinthians, e Mauricio, do Palmeiras, 5 gols cada um.