Publicidade
Carregando anúncio...

Sebrae e governo federal lançam Programa Bem Cultivar para impulsionar a agricultura familiar na Região Sul

A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e fomentar a produção de alimentos saudáveis em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Fonte: ASN Nacional - Por Sebrae/SC
ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias
Presidente do Sebrae, Décio Lima (centro), durante o lançamento do Projeto Bem Cultivar. Foto: Sebrae/SC.

Ao todo, 900 famílias de agricultores da Região Sul serão beneficiadas, sendo 275 delas catarinenses

O Sebrae, em parceria com o Instituto de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento (Ceades) e com o apoio das Superintendências Federais do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) nos estados da Região Sul, realizou nesta segunda-feira (24), na sede do Sebrae/SC, o lançamento do Programa Bem Cultivar – Produção de Alimentos Saudáveis. A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e fomentar a produção de alimentos saudáveis em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com duração inicial de 12 meses e execução pelo Ceades, o programa beneficiará 900 pequenas propriedades rurais na Região Sul, sendo 275 delas em Santa Catarina. Entre as principais ações estão a capacitação de produtores, o diagnóstico socioprodutivo, a elaboração de projetos produtivos personalizados, visitas técnicas e a disponibilização de materiais educativos para a transição agroecológica. O programa conta com o apoio de importantes cooperativas de crédito e produção, como Cresol, CooperDotchi, CooperGadoSul e CrediSeara.

Durante a cerimônia, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou a importância do programa para a economia local e nacional.

O Sebrae é a porta segura para quem quer empreender, seja na cidade ou no campo. Este programa é um marco para a pequena economia, pois incentiva a permanência no campo e a produção de alimentos de qualidade. Santa Catarina, um estado marcado pelo empreendedorismo, é um exemplo de como pequenos produtores podem se transformar em grandes atores econômicos.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Um dos principais destaques do evento foi o anúncio da disponibilidade de R$ 1 bilhão em crédito pelo Sebrae para impulsionar as cooperativas de crédito e viabilizar projetos no setor.

“Sabemos que 88% das pequenas empresas não têm acesso ao crédito. Hoje, o Sebrae tem um volume de crédito disponível 30% maior do que costumávamos ter historicamente. Nosso desafio é fazer esse crédito chegar na ponta, e por isso faço este convite às cooperativas aqui presentes. O pequeno negócio não busca crédito porque não tem aval, não tem garantias e, muitas vezes, tem medo do banco. Então, nós, do Sebrae, entramos com o maior fundo garantidor e, além disso, vamos oferecer um crédito assistido para quebrar esse ciclo e mostrar a esses empreendedores que é possível investir no seu sonho e no seu negócio”, destacou Lima.

Em seu discurso, Décio Lima reforçou que o Brasil é um dos países que mais contribuem para a sustentabilidade global, sendo o único a contar com seis biomas, incluindo a Amazônia. “Precisamos produzir alimentos que garantam a sustentabilidade e a saúde das pessoas. Nosso compromisso é permitir que esse espaço seja viável para a existência humana, preservando vidas. Temos a obrigação de ser uma entidade com credibilidade, que entrega valor ao povo brasileiro e atua em consonância com os três pilares da economia: inovação, globalização e sustentabilidade”, finalizou.

Foto: Divulgação.

O superintendente federal do MDA em Santa Catarina, José Fritsch, enfatizou que o programa representa um passo importante para a segurança alimentar e o fortalecimento da produção agroecológica. “A sustentabilidade e a agricultura familiar são fundamentais para a economia e para o combate à fome. O Bem Cultivar vem para apoiar esses agricultores e oferecer condições para um futuro mais próspero e saudável”, afirmou.

O coordenador institucional do Ceades, Ronaldo Martins, destacou que o programa foi desenvolvido a partir de um amplo diálogo com os atores do setor. “Este é um projeto piloto que pode ser ampliado para beneficiar ainda mais agricultores. O convite está aberto para expandirmos essa iniciativa e aumentarmos o número de famílias atendidas”, disse.

Representando os agricultores, a jovem produtora rural Nathalia Nair Giombelli, de 18 anos, falou sobre a importância do programa para as famílias do campo. “Meus pais, quando namoravam, tiveram a ideia de ter uma propriedade mais sustentável e de criar eu e meu irmão de uma forma mais saudável. E, hoje, estou aqui representando o projeto de vida deles. Como jovem, vejo este programa como essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ter esse apoio das entidades é fundamental”, comentou.

A cerimônia também contou com a participação da prefeita de Santa Rosa de Lima, Siuzete Vandresen Baumann, que assinou a adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora; do representante das cooperativas de alimentos parceiras, Geneis da Fonseca Rosa; do diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Fonseca; da representante da superintendência regional da Conab, Lorena Pierre Almeida; dos deputados estaduais Marquito e Padre Pedro; da deputada federal Ana Paula Lima; além do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, e dos diretores técnico e administrativo-financeiro do Sebrae/SC, Fabio Zanuzzi e Anacleto Ângelo Ortigara, respectivamente.

O lançamento do Programa Bem Cultivar reafirma o compromisso do Sebrae e das entidades parceiras com o fortalecimento da agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis, promovendo inclusão, sustentabilidade e crescimento econômico para milhares de produtores rurais no Sul do Brasil.

Fechar