Em razão dos baixos estoques e visando garantir o atendimento diante do aumento da demanda por sangue e hemocomponentes, que tradicionalmente ocorre em períodos festivos como o carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou as ações no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). As ações incluem coletas externas, sensibilização de doadores e parcerias com instituições para facilitar o acesso à doação.
O Hemomar reforçou o funcionamento do setor de coleta durante o período carnavalesco. Na sexta-feira (28), a unidade funcionará normalmente, das 7h30 às 18h. No sábado (1º/3) e segunda-feira (3/3), o atendimento será das 7h30 às 12h. No domingo (2) e na terça-feira (4), a unidade estará fechada, retomando as atividades na quarta-feira (5), das 13h às 18h.
Esse cronograma de funcionamento é válido tanto para a sede do Hemomar em São Luís, quanto para os hemonúcleos localizados nas cidades de Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz, Pinheiro e Bacabal.
A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, explica que, para descentralizar os pontos de doação, o hemocentro tem reforçado estas ações, além de promover ações de conscientização e convocação ativa de doadores. “Ações como blitz educativas, panfletagens e parcerias com instituições são fundamentais para mobilizar a população, principalmente em períodos críticos, como o carnaval”, ressaltou.
A coordenadora de captação de doadores, Misleny Silva, reforça o apelo para que a população compareça às unidades de coleta. “Atualmente, os estoques de alguns tipos sanguíneos estão em nível crítico, principalmente os tipos O+ e O-, que são muito demandados. Cada doação pode salvar até quatro vidas, então chamamos a população para se sensibilizar e nos ajudar a manter o atendimento a quem precisa”, enfatizou.
O Hemomar é responsável pela gestão e atendimento a todo o fluxo de sangue e hemocomponentes para as unidades públicas de saúde no Maranhão. A unidade da rede da SES é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).