Publicidade
Carregando anúncio...

Saiba como funcionará o Pix por aproximação

Oferta da ferramenta será obrigatória a partir desta sexta

Fonte: Com informações da Agência Brasil
(Foto: Reprodução)

A partir de 28 de junho, as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer o Pix por aproximação, inicialmente disponível apenas para celulares Android. Com essa nova funcionalidade, os clientes poderão realizar pagamentos aproximando o celular da maquininha, sem necessidade de senha, utilizando a tecnologia NFC. Para compras online, o Pix será concluído com um clique, sem precisar escanear QR Code ou usar a função Copia e Cola.

O limite máximo por transação será de R$ 500, mas os usuários poderão ajustar esse valor. O Pix por aproximação funcionará de forma semelhante aos cartões de crédito e débito com pagamento por NFC, que já representam 65% das transações presenciais no Brasil.

Até agora, o serviço estava em fase de testes, contando com a participação de grandes bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa, além de diversas marcas de maquininhas. Com a obrigatoriedade, todas as instituições associadas ao open finance precisarão integrar o serviço ao Google Pay, já que apenas essa carteira digital está registrada no Banco Central como iniciadora de pagamento.

Usuários de Android poderão habilitar a funcionalidade ativando o NFC no celular e cadastrando seu cartão no Google Pay. O pagamento pode ser feito aproximando o celular da maquininha e confirmando a transação, seja pelo Google Pay ou diretamente pelo aplicativo do banco, seguindo os passos específicos de cada instituição.

Fechar