Publicidade
Carregando anúncio...

Maranhão sobe para 4º lugar entre estados com maior potencial de mercado

O Ranking de Competitividade foi criado para analisar detalhadamente o desempenho das 27 unidades da federação

Fonte: Redação / Assessoria

(Foto: Reprodução)

O Maranhão avançou duas posições em relação a 2023 e agora ocupa o 4º lugar no país entre os estados com maior potencial de mercado, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública. Em 2022, o estado estava na 12ª posição, demonstrando um crescimento significativo.

O levantamento avalia indicadores como tamanho de mercado, crescimento da força de trabalho, volume e qualidade de crédito, taxa de crescimento econômico e comprometimento da renda da população.

Para o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro Castro, a economia maranhense tem se consolidado como um atrativo para investimentos privados.

“O tamanho da economia do estado favorece investimentos estratégicos, gerando um ciclo positivo de competitividade e desenvolvimento econômico e social”, afirmou.

O crescimento da população em idade ativa e a evolução do crédito também são fatores determinantes para o potencial econômico do Maranhão. No cenário nacional, a alta taxa de comprometimento da renda tem impactado o consumo e os investimentos, tornando a análise desses indicadores ainda mais relevante.

O Ranking de Competitividade dos Estados foi criado para analisar detalhadamente o desempenho das 27 unidades da federação, auxiliando gestores públicos na busca por maior eficiência administrativa. A ferramenta estimula boas práticas de gestão, incentiva a transparência e a melhoria dos serviços públicos, contribuindo para um ambiente econômico mais dinâmico e competitivo.

Fechar