A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na manhã desta segunda-feira (24), um motorista e um empresário suspeitos de cometer crime ambiental na zona rural de São Luís. A ação ocorreu na Vila São Benedito, nas proximidades do bairro Quebra-Pote.
De acordo com o delegado Lúcio Reis, da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), investigações apontaram que um caminhão de uma empresa de transporte despejava resíduos líquidos provenientes de uma fábrica de cerveja localizada na BR-135, no bairro de Pedrinhas.
No local, peritos criminais coletaram amostras do material para análise laboratorial, que indicou um possível risco de contaminação do lençol freático e das nascentes na região.
O motorista do caminhão e o empresário foram presos em flagrante com base na Lei de Crimes Ambientais e encaminhados à Central de Custódia de São Luís. Durante o depoimento, o motorista admitiu que realizava o descarte irregular no local e em outras áreas ambientais da Grande Ilha, além da cidade de Bacabeira.
A operação contou com o apoio do 12º Distrito Policial do Maracanã e do Batalhão de Polícia Ambiental.