
Jorge Luís do Santos, de 28 anos, foi preso nessa terça-feira (25) ao apresentar documentos falsos para obter o registro de médico no Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). A prisão aconteceu na sede do órgão, no bairro Piçarra, Zona Sul de Teresina.
De acordo com o CRM-PI, o jovem realizou um cadastro online e enviou documentos pessoais, histórico escolar e diploma de bacharelado em medicina, supostamente emitidos por uma faculdade particular da capital.
No entanto, durante a fase presencial do processo, quando é necessária a apresentação do diploma original, a fraude foi descoberta. O nome dele não constava no banco de dados da instituição de ensino, e os documentos eram falsificados.
O presidente do CRM-PI, João Moura Fé, destacou a gravidade do caso. “O processo de registro é rigoroso. O exercício da medicina exige formação acadêmica adequada, e não podemos permitir que alguém sem qualificação tente obter esse direito com documentos falsificados”, afirmou.
A Polícia Federal foi acionada e descobriu que o suspeito já havia tentado o mesmo procedimento no Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA) em dezembro de 2024, mas não concluiu a solicitação, pois o caso foi descoberto e ele conseguiu fugir.
Após ser detido, Jorge Luís foi encaminhado à sede da Polícia Federal no Piauí e deve responder pelo crime de falsidade ideológica.