Publicidade
Carregando anúncio...

Polícia Federal desmantela rede de imigração ilegal do Maranhão para os EUA

Organização aliciava moradores de diversas cidades maranhenses, cobrando valores exorbitantes para a travessia ilegal.

Da redação: Vinicius Bogea

O grupo atuava principalmente no Maranhão e operava rotas ilegais pela América Central (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26/3), a segunda fase da Operação Hancórnia, visando desmantelar uma organização criminosa especializada no contrabando de migrantes brasileiros para os Estados Unidos. O grupo atuava principalmente no Maranhão e operava rotas ilegais pela América Central.

A operação contou com a cooperação da Homeland Security Investigations (HSI), agência dos EUA responsável por investigações de segurança nacional. A troca de informações entre os países permitiu mapear a rede criminosa e identificar seus principais líderes no Brasil, México e Estados Unidos.

As investigações revelaram que a organização aliciava moradores de diversas cidades maranhenses, cobrando valores exorbitantes para a travessia ilegal. Muitas vítimas, incluindo crianças e adolescentes, assumiam dívidas com juros abusivos para realizar a viagem.

Além do tráfico de pessoas, a rede criminosa utilizava empresas de fachada para lavar o dinheiro arrecadado. A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 14 milhões em bens e ativos dos investigados.

Prisão de suspeitos no Brasil e nos EUA
Mais de 50 agentes da Polícia Federal cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva em cinco estados: Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Distrito Federal e Espírito Santo.

Nos Estados Unidos, a HSI prendeu um dos principais líderes da organização na região de Boston/Massachusetts. Outros envolvidos também foram detidos e encaminhados para processos de deportação.

A operação foi coordenada para garantir a preservação das provas e impedir a fuga dos investigados, representando um duro golpe contra as redes de imigração ilegal que exploram brasileiros em busca do sonho americano.

Fechar