O Corinthians conquistou o título do Campeonato Paulista de 2025 nesta quinta-feira, após um empate sem gols com o Palmeiras na Neo Química Arena. O resultado foi suficiente para garantir o troféu, graças à vantagem conquistada no primeiro jogo, quando o Timão venceu por 1 a 0. A conquista quebra um jejum de quase seis anos, com a última vitória sendo em 2019.
Com o título, o Corinthians chega ao seu 31º Campeonato Paulista, ampliando sua liderança na lista de maiores campeões do torneio. Já o Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, lutava para se tornar o único tetracampeão consecutivo da era profissional, mas viu seu sonho frustrado pelo rival, que também se vingou da derrota na decisão de 2020, quando o Corinthians não conseguiu o quarto título estadual contra os palmeirenses.
O segundo tempo da final foi marcado por uma série de polêmicas. A primeira delas aconteceu após uma falta de Félix Torres em Vitor Roque, que gerou protestos do Palmeiras pedindo a expulsão do equatoriano, já amarelado. No entanto, quem acabou sendo expulso foi o técnico Abel Ferreira. Em seguida, Félix Torres foi expulso por um segundo lance polêmico, em uma falta em Vitor Roque fora da área.
Nos acréscimos, a tensão aumentou com uma provocação de Memphis Depay, que iniciou uma sequência de empurrões e agressões. Ao final, José Martínez e Marcelo Lomba também foram expulsos.
Ambos os times estreiam no Campeonato Brasileiro no domingo. O Palmeiras recebe o Botafogo no Allianz Parque, enquanto o Corinthians visita o Bahia em Salvador. O próximo Dérbi paulista acontece na terceira rodada do Brasileirão, no dia 13 de abril.
Público e Renda
Público pagante: 48.196
Renda: R$ 4.638.125,50
O jogo foi marcado por intensas disputas e um Corinthians bem postado defensivamente. O time priorizou a segurança e apostou em contra-ataques para levar perigo. O Palmeiras, com dificuldades para criar jogadas, não conseguiu assustar o goleiro Hugo Souza.
A melhor chance da primeira etapa veio aos 27 minutos, quando Memphis tocou para Garro, que arriscou de fora da área, mas a bola bateu na trave. No segundo tempo, o Palmeiras se lançou ao ataque em busca de um gol, mas, novamente, esbarrou na forte marcação corintiana. Aos 13 minutos, Vitor Roque sofreu pênalti, mas o goleiro Hugo Souza brilhou e defendeu a cobrança de Raphael Veiga.
Com o Palmeiras sem conseguir pressionar, o Corinthians administrou o tempo e teve uma boa oportunidade no final, com Yuri Alberto cara a cara com Weverton, mas o goleiro do Verdão fez uma grande defesa.