Nos dias 27 e 28 de março, o Agro Futuro 2025 | Fórum Estadual ATeG Maranhão reuniu cerca de 400 pessoas no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, promovendo uma verdadeira imersão em conhecimento e celebração. O evento, realizado pelo Sistema Faema, sob o patrocínio do Senar, foi uma oportunidade para destacar os 10 anos de sucesso do programa ATeG no Maranhão, que já atendeu mais de 20 mil propriedades rurais no estado desde sua implantação, em 2014.
Mais de quatrocentas pessoas participaram dos dois dias do evento.
A programação do Fórum incluiu palestras, painéis e apresentações que evidenciaram os resultados positivos da atuação do programa em 198 municípios nas cadeias produtivas de bovinocultura, piscicultura, fruticultura, olericultura e caprinocultura. Profissionais das ciências agrárias também participaram de palestras com especialistas nacionais, ampliando o debate sobre as tendências do setor.
Parcerias Institucionais
A abertura do Fórum contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador Carlos Brandão, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo de Sousa, e Dario Erre, representando o superintendente do MAPA, Cassiano Junior, além de outros representantes de instituições publicas e privadas, e sindicatos rurais.
Em seu discurso, o Governador Brandão ressaltou a confiança no trabalho do Senar: “Acreditamos muito no trabalho do Senar, por isso, firmamos essa parceria. Sabemos da importância dos técnicos do Senar, que no Maranhão inteiro têm levado informações, tecnologias e treinamentos aos produtores, ajudando no desenvolvimento do campo. Tenho certeza de que este evento irá renovar o entusiasmo dos técnicos para continuar o trabalho no campo”, destacou.
O presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, enfatizou os resultados alcançados pela colaboração entre o Senar, Faema, e os Sindicatos Rurais que tem sido incansável no trabalho junto à ATeG.
“Todo o mérito é do Senar, Faema e dos Sindicatos Rurais que têm realizado o que chamo de revolução silenciosa no campo. Estamos chegando a 300 técnicos ainda este ano, atendendo 7 mil propriedades de pequenos e médios produtores, que já geraram um lucro médio de até 20% por unidade. Estamos avançando em parceria com o Governo do Estado, o Governo Federal, prefeituras e Sindicatos, levando tecnologia para fortalecer o setor agropecuário”, salientou o presidente.
O superintendente do Senar MA, Luiz Figueiredo, falou sobre a satisfação de ver o evento alcançar grandes proporções com trabalho e dedicação da equipe que está à frente do programa. Falou as sua satisfação e ressaltou o empenho de todos os colaboradores para fazer um excelente Fórum.
“É uma realização pessoal saber que estou contribuindo para a consolidação da Assistência Técnica e Gerencial no estado. Ver o auditório lotado e o empenho de todos, é motivo de orgulho”, disse.
O gerente de ATeG do Senar, Epitácio Rocha comentou sobre os avanços proporcionados pelo programa, a geração de emprego e dos números alcançados que tem feito a diferença.
“Este Fórum não é só uma comemoração dos 10 anos de ATeG, mas também uma celebração do trabalho árduo dos profissionais das ciências agrárias. Eles têm se dedicado ao crescimento da produção de alimentos que abastecem os maranhenses, e este momento é uma oportunidade para celebrar e pensar em expandir ainda mais o programa,” disse ele.
O diretor nacional da ATeG, Eduardo Gomes de Oliveira, que veio acompanhado do consultor do Senar, Cristiano Nassif e do coordenador técnico da ATeG do Senar Nacional – também comentou sobre a importância do encontro.
“Além de comemorarmos uma década de ATeG, o Fórum é essencial para destacar os resultados. Percebo um grande engajamento da equipe, que está alinhada com as tendências e tecnologias que são fundamentais para o desenvolvimento do setor. A evolução da renda dos produtores rurais com o apoio técnico do Senar é evidente. Temos uma meta ambiciosa de atingir 500 mil propriedades até 2025, e o Senar Maranhão é um dos maiores contribuintes para esse processo”, destacou.
O Fórum Estadual ATeG 2025 foi um marco na trajetória do programa, reforçando a importância da parceria entre o Senar, os governos e as entidades do setor rural. Com a continuidade dos avanços e o compromisso com a inovação e o fortalecimento das cadeias produtivas, o futuro do agronegócio maranhense se apresenta ainda mais promissor.