O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), unidade estadual gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), está no centro do mutirão de procedimentos ortopédicos promovido pelo Governo do Estado. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), integra o Programa Cuidar de Todos, no eixo “Cirurgias – Aqui a fila anda”. Nesta etapa, o mutirão ocorre entre 27 e 30 de março, atendendo pacientes em São Luís, Caxias e Imperatriz.
A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Nayanne Lara Rocha, destaca que a iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “As filas de espera das unidades de São Luís e Caxias são distintas, por isso, o mutirão acontece em paralelo às demandas normais do hospital, que continuará a receber seus pacientes pela nossa Rede de Urgência e Ambulatórios”, explica.
No HTO de São Luís e na unidade de Caxias, os procedimentos começaram na quinta-feira (27) e seguem até domingo (30). Já em Imperatriz, o mutirão será realizado no domingo (30). Nesta primeira fase, os pacientes estão sendo submetidos, em sua maioria, a cirurgias ortopédicas de joelho, como correções de ligamentos e menisco, com uma média de 10 procedimentos diários por unidade. Etapas futuras incluirão novas especialidades ortopédicas.
Um dos beneficiados pela ação no HTO de São Luís é Fernando dos Reis Cruz, de 22 anos. Durante uma partida de futebol no bairro Madre Deus, ele sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. “No começo, achei que fosse apenas uma torção. Depois começaram o inchaço e as dores. Fiz a ressonância na Policlínica Diamante e saí de lá com o encaminhamento para a cirurgia. Estou nervoso porque será minha primeira cirurgia ortopédica, mas com expectativa positiva, pois quero me livrar dessa dor e voltar à minha rotina normalmente”, relata Fernando.
Para a diretora administrativa do HTO de São Luís, Kalline Marinho, a realização das cirurgias representa um avanço na recuperação dos pacientes. “É gratificante ver a espera chegar ao fim. Quando conseguimos realizar a cirurgia tão aguardada, isso impacta positivamente a vida dessas pessoas”, afirma.
O mutirão reforça o compromisso do HTO e do Instituto Vida e Saúde (INVISA) com a ampliação do acesso à saúde ortopédica, garantindo atendimento ágil e qualificado aos pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos.