Publicidade

Microagulhamento Associado ao Minoxidil Tópico para Alopecia Androgenética

Estudos Científicos

Eficácia Clínica Superior Comparado aos Tratamentos Isolados
Alopecia Androgenética | Microagulhamento Associado ao Minoxidil

Fonte: Equipe Consulfarma

A alopecia androgenética (AAG) ocorre principalmente em homens de 20 a 55 anos, com as seguintes manifestações principais: 

Diminuição da densidade capilar em ambos os lados da testa;

Afinamento do cabelo estendendo-se gradualmente até o topo da cabeça;

Recuo da linha do cabelo frontal;

Uma linha frontal em forma de M.

Uma variedade de métodos pode ser aplicada para tratar AAG, incluindo finasterida oral, minoxidil tópico, fototerapia e transplante de cabelo. No entanto, nenhum método único foi determinado como o mais eficaz.

Associado ao Minoxidil

O tratamento com microagulhas combinado com minoxidil tópico é considerado promissor para tratar da queda de cabelo, mas há poucos estudos relevantes.

A via de transdução de sinal que está mais intimamente relacionada à patogênese da AAG é a via Wnt/ß-catenina.

A ativação dessa via de sinalização é essencial para o desenvolvimento do folículo capilar, crescimento e ciclo do cabelo.

A manutenção da função do folículo piloso requer a interação da via de sinalização Wnt entre a epiderme e a derme. Assim, ocorre aumento no tamanho e no número de folículos pilosos, além da manutenção do ambiente durante a fase anágena do folículo piloso.

Estudo Comprova

Microagulhamento com Minoxidil é Eficaz na Alopecia Androgenética

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do microagulhamento combinado com minoxidil a 5% em pacientes do sexo masculino com AGA e explorar os mecanismos subjacentes (BAO; ZONG; FANG; ZHENG et al., 2022).

Resultados:

Comparado ao tratamento com apenas minoxidil ou microagulhamento, o tratamento combinado mostrou efeitos terapêuticos clinicamente superiores, com mais regulação positiva dos níveis de expressão de FZD3, ß-catenina e LEF-1 (em ambos os níveis de mRNA) e proteína nas áreas tratadas.

Conclusão:

O microagulhamento combinado com minoxidil pode melhorar a AGA, e o mecanismo subjacente pode envolver a ativação da via de sinalização Wnt/ß-catenina.

Referência:

BAO, L.; ZONG, H.; FANG, S.; ZHENG, L. et al.Randomized trial of electrodynamic microneedling combined with 5% minoxidil topical solution for treating androgenetic alopecia in Chinese males and molecular mechanistic study of the involvement of the Wnt/ß-catenin signaling pathway. J Dermatolog Treat, 33, n. 1, p. 483-493, Feb 2022.

Autor(a)

Equipe Consulfarma
Fechar