
SÃO LUÍS – Uma das mais famosas bandas de forró das antigas do Brasil vai se apresentar em São Luís no próximo fim de semana. É a banda Brasas do Forró, que vai desembarcar na sexta-feira (4), às 21h, para show na casa de eventos Beira Dumar, na Avenida Beira-Mar, com acesso também pela Praça Gonçalves Dias. Os ingressos estão sendo vendidos no site Meu Bilhete (www.meubilhete.com.br).
No início dos anos 90, a banda imprimiu uma nova identidade ao forró e vendeu mais de 1 milhão e meio de discos. O grupo soma 35 anos de sucesso e nunca saiu da agenda cultural. É uma das pioneiras do forró eletrônico, oriunda da cidade de Fortaleza (CE).
Com shows realizados em todos os estados do Nordeste e apresentações marcantes em outras regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Amazonas, Brasas do Forró mantém uma média de 190 apresentações por ano. Um dos momentos de maior destaque da carreira foi a histórica apresentação para mais de 100 mil pessoas na Expoema, em São Luís, em 2003.

A banda, liderada por Zé Airton, Assum Preto e Rafael Bessa, conta atualmente com 26 integrantes, incluindo músicos, vocalistas e equipe técnica. Além de projetos como “Brasas Forró & Vaquejada” e turnês nacionais, como a Turnê São Paulo em 2019, Brasas do Forró se consolidou como um dos grupos mais inovadores e influentes do gênero.
A banda surgiu em meados de junho de 1989, sob a liderança do sanfoneiro Ivanildo Façanha Moreira (Didi). É conhecida por misturar o forró nordestino com ritmos do sul do país como o fandango e o vaneirão. Ao longo de sua história, acumula sucessos que até hoje são lembrados, como “Pra recomeçar”, “Todo tempo é pouco pra te amar”, “Irreverência”, “Tão pedindo um vaneirão”, dentre outros.
O evento no Beira Dumar contará, ainda, na programação, com a presença de Fabrícia, Gleicy e Banda e dos DJs Walter Júnior e Razuk. Serão dez horas de muito forró das antigas.