Publicidade
Carregando anúncio...

Por que o 1º de abril é o Dia da Mentira?

Tradição nasceu na Europa após mudança no calendário cristão

Fonte: Com informações da Agência Brasil
(Foto: Reprodução)

O 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos em muitos países, sendo uma data para brincadeiras, trotes e pegadinhas. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, é chamado de April Fool’s Day, enquanto na Itália e na França, é conhecido como Peixe de Abril (Pesce d’Aprile e Poisson d’Avril, respectivamente). Uma das tradições é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos.

A origem dessa tradição remonta ao século XVI, quando, em 1582, o papa Gregório XIII instituiu um novo calendário cristão. Aqueles que resistiram à mudança continuaram a celebrar o Ano Novo entre o final de março e o dia 1º de abril, levando a essa data a ser marcada como um “ano novo de mentira”, propiciando pegadinhas.

Além disso, há relatos que associam o dia ao festival de Hilária, uma festa romana que celebrava o equinócio de março em honra à deusa Cibele.

No Brasil, a tradição foi introduzida em 1828 com o jornal “A Mentira”, que publicou a falsa notícia da morte de Dom Pedro I na capa, coincidentemente em 1º de abril.

Empresas e veículos de comunicação também participam da data com suas próprias pegadinhas. Por exemplo, em 1980, a BBC anunciou que o Big Ben teria seu mecanismo de ponteiros trocado por um mostrador digital, prometendo os antigos ponteiros como prêmio para quem ligasse primeiro. Em 1992, a National Public Radio (NPR) veiculou uma entrevista fictícia com o ex-presidente Richard Nixon, que afirmava que se candidataría novamente à presidência, gerando revolta entre os ouvintes.

Fechar