Publicidade
Carregando anúncio...

PF investiga fraudes em licitações e desvios de recursos na Prefeitura de Barra do Corda

A investigação aponta para contratos superfaturados na compra de livros didáticos pela Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Com informações da PF

A investigação aponta para contratos superfaturados na compra de livros didáticos (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3/4), uma operação para investigar fraudes em licitações e desvios de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Barra do Corda/MA, entre os anos de 2021 e 2023.

A investigação teve início após a Controladoria-Geral da União no Maranhão (CGU/MA) identificar indícios de conluio entre servidores públicos e empresários, que teriam direcionado certames para a aquisição de livros didáticos pela Secretaria Municipal de Educação. Há evidências de que os contratos, financiados com recursos de precatórios do FUNDEF, foram superfaturados.

Uma perícia técnica federal revelou que os contratos previam a aquisição de 7.100 livros além do número de alunos matriculados na rede pública municipal, e há suspeitas de que grande parte dos itens pagos não foi entregue.

Como parte da operação, policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Barra do Corda/MA, Presidente Dutra/MA, Fortaleza/CE e no Distrito Federal, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Em Barra do Corda, um investigado foi preso em flagrante por posse irregular de três aves silvestres.

A Justiça Federal determinou medidas cautelares aos investigados, incluindo a suspensão do exercício de função pública, a proibição de contratação com órgãos públicos e a restrição de acesso às dependências da prefeitura.

Os crimes em apuração incluem associação criminosa, peculato, frustração do caráter competitivo de licitação, fraude em contrato e lavagem de dinheiro.

A reportagem do JP on-line procurou a Prefeitura de Barra do Corda e ainda aguarda um posicionamento

Fechar