A ameaça de tarifas massivas da administração Trump fez o preço das ações da Apple despencar, mas também trouxe um benefício de curto prazo: os clientes correram para as lojas de varejo para comprar iPhones.
Funcionários de diferentes lojas da Apple em todo o país disseram que as unidades ficaram lotadas de clientes no fim de semana, com os compradores expressando preocupações de que os preços aumentariam drasticamente depois que as tarifas fossem impostas. A maioria dos iPhones, o produto mais vendido e mais importante da Apple, é fabricada na China, que está sujeita a tarifas de 54%.
Um funcionário disse que sua loja foi inundada por pessoas comprando desesperadamente: “Quase todos os clientes me perguntaram se os preços iam subir em breve”, disse o trabalhador, que pediu para não ser identificado porque não estava autorizado a falar publicamente.
Embora as lojas não tenham visto necessariamente as filas típicas de um lançamento de iPhone, a atmosfera era como a da movimentada temporada de férias, disseram os funcionários. “As pessoas estão apenas correndo preocupadas e fazendo perguntas”, disse um deles, acrescentando que a empresa não forneceu orientação às lojas sobre como lidar com tais perguntas.
O frenesi se traduziu em mais compras. As lojas de varejo da Apple nos EUA registraram vendas mais altas neste último fim de semana do que nos anos anteriores, em pelo menos alguns mercados importantes, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto. Um porta-voz da Apple se recusou a comentar.
A Apple divulgará seus resultados fiscais do segundo trimestre no dia 1º de maio, dando ao CEO Tim Cook e ao CFO Kevan Parekh uma oportunidade para discutir o impacto das tarifas esperadas. Durante a teleconferência do trimestre de feriados, Cook disse que a empresa estava avaliando o impacto, mas não faria mais comentários.
A queda do mercado de ações devido às tarifas atingiu especialmente a Apple. A avaliação da empresa caiu em mais de meio trilhão de dólares nos dois últimos dias de negociação da semana passada, e as ações sofreram a pior queda em três dias desde o colapso da bolha da internet em 2001.
A empresa tem tomado medidas para se preparar para as tarifas, incluindo o estoque de inventário. Em uma tentativa de reduzir o impacto no futuro, a Apple está direcionando mais dispositivos fabricados na Índia para o mercado dos EUA, informou a Bloomberg News. O país atualmente está sujeito a uma taxa de imposto mais baixa do que a China.
A Apple também passou anos transferindo parte de sua produção para o Vietnã, que terá uma tarifa mais baixa do que a China. A empresa fabrica Apple Watches, Macs, AirPods e iPads nesse país. Ela também produz alguns modelos de Mac na Irlanda, Tailândia e Malásia.
A principal loja de varejo da Apple na Quinta Avenida, em Nova York, estava movimentada na tarde de segunda-feira. Ambar De Elia, natural de Buenos Aires, está visitando Nova York e já planejava comprar um iPhone 15 para sua irmã mais nova. Mas quando ela acordou esta manhã e viu as notícias sobre Wall Street, achou que agora era o melhor momento para a compra.
Analistas e observadores da indústria têm tentado avaliar o impacto de uma tarifa de 54% sobre os preços dos produtos vindos da China, com alguns especulando que os iPhones podem em breve custar milhares de dólares cada.
Na realidade, a Apple provavelmente tomará uma série de medidas — incluindo pressionar seus fornecedores e aceitar margens mais baixas — para evitar que os preços disparem, conforme relatado pela Bloomberg News. O iPhone mais recente da Apple atualmente começa a partir de US$ 999 — um valor que se manteve constante desde 2017.
“Acho que todo mundo está aqui por causa do medo, eles não sabem o que vai acontecer”, disse De Elia. “Se tivermos a possibilidade de comprar algo a um preço mais baixo, é claro que vamos aproveitar.”
Um funcionário da loja disse que não ficaria surpreso se a correria continuasse nas lojas nos próximos dias. Outro trabalhador observou que essa normalmente é considerada a temporada de baixa demanda — novos iPhones são lançados em setembro — mas muitos clientes estão fazendo upgrade agora.
O aumento nas vendas pode ajudar a impulsionar os resultados do terceiro trimestre da Apple, que vai até junho. Como a empresa está vendendo o estoque que já acumulou, o impacto das tarifas provavelmente só será sentido no trimestre seguinte.