O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, lançou nesta segunda-feira (7) o edital de credenciamento de empresas para o eixo Estágio Social do Programa Trabalho Jovem 2025. A iniciativa busca ampliar oportunidades para jovens em início de carreira, oferecendo às empresas maranhenses a chance de integrar estagiários cadastrados no banco de dados do programa com apoio financeiro do governo estadual.
Cada empresa participante receberá um subsídio de R$ 600,00 por estagiário, durante o período de oito meses, referente à Bolsa Auxílio Estagiário. O valor é repassado diretamente pelo Estado, como forma de estimular a abertura de vagas de estágio e contribuir para a inserção de jovens no mercado de trabalho formal.
“Esse é um momento importante do Programa Trabalho Jovem, pois marca o início da trajetória profissional de muitos estudantes. Estamos mobilizados para credenciar empresas de todo o Maranhão, com o objetivo de ampliar o número de municípios contemplados. No ano passado, ofertamos vagas em 69 cidades e, em 2025, queremos alcançar 100 ou mais”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca.
Como participar
Podem se credenciar empresas que possuam domicílio fiscal no Maranhão, estejam constituídas há pelo menos um ano e em situação fiscal regular, conforme o artigo 19, inciso II, da Lei Estadual nº 11.384/2020.
As inscrições ficam abertas de 7 de abril a 7 de maio, ou até o preenchimento total das vagas previstas. Os cadastros devem ser realizados exclusivamente pelo site oficial:
www.trabalhojovem.ma.gov.br/estagiosocial
Sobre o Programa Trabalho Jovem
Criado em 2020, o Programa Trabalho Jovem tem como missão estimular a empregabilidade entre jovens maranhenses, promovendo oportunidades de estágio em instituições públicas e privadas. Em 2025, foram disponibilizadas 6.000 vagas, sendo 2.000 para o setor público e 4.000 para o setor privado.
O programa atende jovens de 17 a 25 anos, regularmente matriculados no ensino médio, técnico, superior, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou na educação especial. As inscrições para os estudantes se encerraram em 4 de abril e registraram mais de 20 mil cadastros de candidatos de todas as regiões do estado.