
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em cinco cidades maranhenses afetadas por desastres naturais. Buriti Bravo foi atingida por enxurradas, enquanto Arame, Codó, Pedro do Rosário e São João do Soter enfrentaram fortes chuvas.
A medida, oficializada pela Portaria nº 1.173 no Diário Oficial da União, permite que os municípios solicitem recursos federais para ações de assistência, como entrega de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio a equipes de trabalho e voluntários.
Atualmente, o estado do Maranhão possui 27 reconhecimentos ativos de situação de emergência, abrangendo diversos tipos de desastres, como estiagens, inundações e colapsos estruturais.
As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), e os planos de trabalho são avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional. Após aprovação, os recursos são liberados via portaria publicada no DOU.