Publicidade
Carregando anúncio...

Vereadora cobra ônibus exclusivos para mulheres em São Luís

A norma, de autoria da ex-vereadora Karla Sarney, determina que 20% da frota de transporte coletivo seja destinada ao uso feminino

Fonte: Da redação

Durante sessão na Câmara Municipal, a vereadora Thay Evangelista (União) cobrou da Prefeitura de São Luís a implementação da Lei Municipal nº 7.642/24, que prevê ônibus exclusivos para mulheres nos horários de pico. A norma, de autoria da ex-vereadora Karla Sarney, determina que 20% da frota de transporte coletivo seja destinada ao uso feminino das 6h às 9h e das 17h às 20h, com o objetivo de combater casos de importunação sexual nos veículos.

Ao ocupar a tribuna, Thay destacou a urgência da medida. “Todos os dias, mulheres são assediadas durante sua rotina no transporte público. Precisamos garantir segurança para elas no trajeto entre casa e trabalho”, afirmou. A vereadora anunciou que já enviou requerimento formal à Prefeitura cobrando a aplicação imediata da lei.

Thay Evangelista, que também é procuradora da mulher na Câmara, destacou que experiências semelhantes já foram adotadas com êxito em outras capitais do país e reforçou que a conversa com o SET (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís) será fundamental para viabilizar a medida. “Queremos que essa realidade chegue também à nossa cidade. Essa é uma pauta de segurança e dignidade para as mulheres ludovicenses”, concluiu.

Fechar