O governador Carlos Brandão entregou nesta quarta-feira (23) o primeiro trecho da Avenida Metropolitana, novo corredor viário da Grande Ilha que vai interligar os municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. A obra, com 11 quilômetros de extensão, promete desafogar o trânsito e facilitar o deslocamento de milhares de pessoas na região metropolitana da capital maranhense.
O trecho inaugurado, com 1,6 km de extensão, liga a Vila Funil, no KM 2 da BR-135, ao Conjunto São Raimundo. As próximas fases da obra já estão em andamento e incluem a ligação com o Parque Independência, rotatória da Uema e Avenida Guajajaras.
A obra também contará com calçadas, ciclovias, abrigos de ônibus, canteiro central com iluminação moderna e espaço para grafites do projeto “Arte de Rua”.
Com investimento total de R$ 118 milhões — sendo R$ 26,2 milhões apenas na primeira etapa — o projeto é executado pelo Governo do Maranhão em parceria com o Ministério das Cidades. Ao todo, mais de 40 bairros serão contemplados ao longo dos 10,8 km da via.
Além de integrar os quatro municípios da ilha, a Avenida Metropolitana deve reduzir os congestionamentos em vias sobrecarregadas como as avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque, além de incentivar o crescimento urbano ordenado e gerar novos empregos.
Bairros e população beneficiada
A obra deve beneficiar milhares de pessoas. Da primeira à terceira etapa serão beneficiados 28 bairros de São Luís: Conjunto Juçara, Ipem São Cristóvão, Vila Brasil, Vila Itamar, Tirirical, Jardim São Cristóvão II, Maiobinha, Recanto dos Signos, Cidade Operária, Santa Efigênia, Residencial Jeniparana, Vila Jeniparana, Recanto dos Pássaros, Vila América, Conjunto Habitar, Vila Cascavel, São Raimundo-Cidade Operária, Loteamento do Valean, Vila Airton Senna, Jardim São Raimundo, Cruzeiro de Santa Bárbara, Santa Bárbara, Santa Clara, Vila Janaína, Cidade Olímpica e Vila Vitória.
Já a quarta etapa vai beneficiar mais 18 bairros de São Luís: Santo Antônio, Sítio Pirapora, Vila Lobão, Vila Roseana Sarney, Alameda dos Sonhos, Vila Conceição, Jardim São Cristóvão, Conjunto Penalva, Conjunto São Carlos, Ilha Bela, Cohapam, João de Deus, Parque Universitário, Sítio São José, Residencial Turquesa, Planalto Anil, São Bernardo, Parque Sabiá. Além de beneficiar o tráfego para os municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.