
SÃO LUÍS – O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) inauguraram nesta segunda-feira (28) o 25º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do estado. Instalado na Faculdade de Direito da UEMA, no Centro Histórico de São Luís, o centro vai funcionar das 8h às 18h com atendimento a demandas pré-processuais como divórcios consensuais, pensão alimentícia, guarda, reconhecimento de paternidade e renegociação de dívidas.
A parceria visa aproximar o Judiciário da sociedade e contribuir para a formação prática dos estudantes de Direito. Segundo o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, o Cejusc une educação e cidadania, promovendo mediação e conciliação como alternativas ao processo judicial. Para o reitor da UEMA, professor Walter Canales, a iniciativa fortalece a formação profissional e o papel social da universidade.
O presidente do Nupemec, desembargador José Nilo Ribeiro Filho, destacou o papel do Cejusc na escuta qualificada, inclusão social e promoção de soluções colaborativas aos conflitos.