Com a meta de superar os resultados históricos de 2024, o Governo do Maranhão dá início a mais uma temporada junina, apostando na força da cultura popular para atrair turistas de todas as partes do país e do mundo. Reconhecido pela diversidade de sotaques, ritmos, cores e brincadeiras, o São João do Maranhão vem sendo amplamente divulgado em feiras nacionais e internacionais como uma das festas mais autênticas do Brasil.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o sucesso do evento é fruto de um planejamento estruturado com ações antecipadas de promoção e posicionamento. “Divulgamos nossas festas juninas em São Paulo, Rio de Janeiro e diversos outros polos, tanto para o público em geral quanto para profissionais do setor turístico que influenciam as viagens. O objetivo é consolidar o Maranhão como destino certo no calendário nacional”, destacou.
Os números do ano passado reforçam o potencial da celebração: o Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, registrou mais de 160 mil desembarques em junho e julho, com destaque para os 84.694 passageiros que chegaram apenas em julho — o maior volume mensal do ano, segundo a Anac. Além disso, dados do Observatório do Turismo indicam que mais de 90% dos visitantes da temporada junina de 2024 pretendem retornar em 2025.
O levantamento também revelou o perfil dos turistas: mais de 50% permaneceram na cidade por mais de quatro dias; 31,25% ficaram mais de 10 dias; e 65,28% têm nível superior completo. A avaliação da programação cultural também foi positiva, com 81,25% classificando-a como excelente ou boa.
A nova temporada já começa neste fim de semana com o projeto Maranhão de Reencontros, que chega à sua terceira edição e marca a abertura das festividades juninas. O evento será realizado neste domingo (4), às 17h30, na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís. Estão previstas apresentações do Tambor de Crioula Arte Nossa, Boi Pirilampo, Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, Companhia Barrica e Bumba Meu Boi da Maioba.
“A temporada deste ano será novamente estendida, indo de maio a julho, e trará uma programação rica, que reforça os laços entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico”, afirmou a secretária Socorro Araújo.