A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde e a Novartis Brasil, inicia neste mês de maio uma nova etapa do programa Roda-Hans, uma carreta itinerante que atua como centro de saúde móvel para diagnóstico, prevenção e tratamento gratuito da hanseníase. Equipado com cinco consultórios e um laboratório, o veículo vai percorrer as regionais de saúde de Açailândia, Barra do Corda e Imperatriz, na Macrorregião Sul, entre os dias 5 e 31 de maio.
A ação integra a campanha estadual de hanseníase 2025, com o tema “De janeiro a janeiro: prevenção o ano inteiro”, e tem como objetivo reforçar o combate à doença ao longo de todo o ano. Com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a iniciativa também promove capacitação de profissionais da saúde nos municípios atendidos, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a rede de cuidados.
“Com essas iniciativas, fortalecemos o diagnóstico, o tratamento e a rede de cuidados às pessoas acometidas pela hanseníase, e asseguramos mais um passo importante para redução das complicações decorrentes da doença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Durante o mês de maio, a carreta do Roda-Hans realizará atendimentos em cinco municípios: Barra do Corda (5 a 9), Balsas (12 a 16), Imperatriz (19 a 23) e Açailândia (26 a 30). No total, 42 municípios das quatro regionais de saúde envolvidas participarão das etapas de treinamento dos profissionais.
O programa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento da hanseníase, especialmente em regiões com maior incidência da doença. A iniciativa promove rastreio ativo da população, educação em saúde, e formações continuadas para os profissionais, contribuindo para a detecção precoce e interrupção da cadeia de transmissão.
“A hanseníase continua sendo um grande desafio de saúde pública no Brasil. Por isso, há mais de uma década, a Novartis mantém o Roda-Hans em parceria com o Ministério da Saúde, reforçando nosso compromisso com o enfrentamento de doenças negligenciadas. Com diagnóstico precoce e informação, acreditamos que é possível avançar rumo à eliminação da doença”, destacou Michelle Ehlke, diretora associada de Saúde Global e Responsabilidade Corporativa da Novartis Brasil.
A hanseníase é uma doença infecciosa e curável, com tratamento gratuito disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Quando diagnosticada precocemente, é possível evitar sequelas e garantir que a pessoa afetada leve uma vida saudável e sem risco de transmissão.