O que era para ser uma confraternização religiosa terminou em tragédia na zona rural de Guarapuava, na região central do Paraná. Um tiroteio ocorrido no salão de festas da Capela Santa Rita de Cássia, no bairro Lagoa Rica, no início da tarde de domingo (4), deixou dois homens mortos e um terceiro ferido.
De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou por volta do meio-dia, quando Jacir Salvador, de 71 anos, invadiu o local durante o almoço e atirou contra o próprio cunhado, João Irineu Chimanski, de 69 anos. Chimanski morreu ainda no local, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Um policial militar à paisana, que participava do evento, tentou conter o atirador. Segundo a PM, o agente deu voz de prisão, mas Jacir desobedeceu, sacou outro revólver e ameaçou o policial e outras pessoas presentes. O PM então reagiu e atirou contra Jacir, que chegou a ser socorrido com vida, mas morreu na ambulância após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Durante o tumulto, um homem de 48 anos também foi baleado. Ele foi socorrido por frequentadores e levado ao hospital. A polícia ainda investiga quem efetuou o disparo que o atingiu.
Investigação e apreensões
A Polícia Civil está apurando o caso, incluindo a motivação do ataque de Jacir ao cunhado, que até o momento não foi esclarecida. Após o crime, a PM recebeu informações de que ambos os envolvidos possuíam armas em casa.
Em buscas realizadas ainda no domingo, os policiais encontraram sete munições de revólver calibre 32 e um coldre na residência de João Irineu Chimanski, além de 11 munições de espingarda calibre 32 na casa de Jacir Salvador.
Velórios e sepultamentos
João Irineu Chimanski foi sendo velado na Capela de Invernadinha, região de Guairacá. O sepultamento está previsto para as 9h desta terça-feira (6) no Cemitério Saltinho.
Jacir Salvador foi velado na Capela Mortuária Pax Cristo Rei, em Guarapuava. O sepultamento ocorreu na tarde desta segunda-feira (5), no Cemitério Municipal Jardim da Paz.