
O Batalhão Barão de Caxias (24º BIS) realizou, no último dia 8 de maio — data que marca o Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial — uma homenagem aos 169 combatentes maranhenses da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuaram nos campos de batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 2023 sem a presença física dos veteranos, o batalhão resgatou a memória dos pracinhas que representaram o Maranhão, o Exército Brasileiro e a Pátria com bravura e sacrifício.
A cerimônia teve como objetivo exaltar os feitos dos militares que integraram o 24º Batalhão de Caçadores, destacando também os três comandantes “febianos” que lideraram a unidade com coragem e experiência em combate: Coronel Anacleto Tavares, Coronel Giordano Mochel e General Artur de Carvalho.
Como parte da solenidade, foi realizada a leitura de uma mensagem do Comandante do Exército, General Tomás, e entregue uma placa comemorativa dos 80 anos do Dia da Vitória ao senhor Carlos Nascimento, representante da presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, senhora Thereza Cristina.

Também foram descerradas placas junto ao monumento da FEB no quartel, registrando os feitos históricos dos três comandantes homenageados. O evento contou com a presença de familiares dos veteranos, estudantes da Escola Duque de Caxias e membros da família militar, que prestaram suas homenagens e contribuíram para manter viva a memória dos heróis de guerra.
“Nossos heróis serão sempre lembrados”.