As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 567 mil unidades em abril de 2025, entre novos e usados, segundo dados divulgados pela B3. O volume representa uma queda de 7,2% em comparação com abril de 2024. Já na comparação com março deste ano, houve leve alta de 3%.
Entre os segmentos, os autos leves registraram retração de 8,9% frente ao mesmo mês do ano passado, mas alta de 3,4% em relação a março. O financiamento de motos cresceu 1,3% na comparação anual e 1,9% na mensal. Já os veículos pesados tiveram queda de 7,2% ante abril de 2024 e recuo de 0,9% frente ao mês anterior.
No acumulado de 2025, as vendas financiadas somaram 2,245 milhões de unidades até abril, incluindo motos, autos leves e pesados — uma redução de 1,1% ou cerca de 25 mil unidades a menos em relação ao mesmo período de 2024.
“Este resultado ocorre em meio a um cenário econômico desafiador e reflete o impacto das altas taxas de juros. Já conseguimos perceber uma desaceleração no ritmo de crescimento, visto que a média de financiamentos por dia útil em abril foi menor em comparação com o mês anterior”, avaliou Daniel Takatohi, superintendente de Produtos de Financiamentos da B3.
A B3 é responsável pela operação do Sistema Nacional de Gravames (SNG), base que registra restrições financeiras sobre veículos dados como garantia em financiamentos em todo o país.