O Maranhão Atlético Clube é o novo campeão maranhense. O time conhecido como “Demolidor de Cartazes” venceu o Imperatriz por 2 a 0 na grande final disputada neste sábado (17), no Estádio Castelão, em São Luís, e conquistou o seu 16º título estadual da história. Os gols foram marcados por Ryan, no primeiro tempo, e Mikeias, na etapa final.
Com a vitória, o MAC manteve a escrita de nunca ter perdido uma decisão para o Imperatriz. Em quatro finais entre os dois clubes — 1993, 2007, 2013 e agora 2025 —, o time da capital levou a melhor em todas.
O jogo
Primeiro tempo:
A partida começou com o Imperatriz tentando se impor e ocupando o campo ofensivo. Apesar da iniciativa, o Cavalo de Aço esbarrava na forte marcação do Maranhão e não conseguia finalizar com perigo. Aos poucos, o MAC foi equilibrando as ações e, nos minutos finais da etapa inicial, abriu o placar com um belo chute de Ryan, aproveitando a sobra de uma cobrança de escanteio.
Pouco depois do gol, o Imperatriz teve uma baixa importante: o zagueiro Felipe Almeida foi expulso após agredir um adversário. A decisão veio após recomendação do árbitro de vídeo (VAR).
Segundo tempo:
Com um jogador a menos e em desvantagem no placar, o Imperatriz voltou pressionado para a etapa final. Mas os planos foram frustrados rapidamente. Igor Nunes tabelou com Jorge, que avançou pela direita e cruzou na medida para Mikeias ampliar o placar.
O time do sul do estado ainda tentou reagir, mas teve dificuldades para furar a defesa atleticana. O Maranhão, por sua vez, teve ao menos três oportunidades claras para ampliar, mas parou nas finalizações imprecisas.
Título e vaga em competições nacionais
Com o título, o Maranhão Atlético garante presença direta na fase de grupos da Copa do Nordeste 2026, além de garantir vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D do próximo ano. A equipe é comandada por Marcinho Guerreiro, que conquista seu primeiro título estadual como treinador do clube.