A Citroën anunciou nesta semana dois recalls no Brasil que somam 17.674 veículos. Os chamados envolvem falhas potencialmente graves nos sistemas de exaustão e gerenciamento do motor, com risco à saúde e segurança dos ocupantes.
O maior dos recalls atinge 16.338 unidades fabricadas entre 2023 e 2025. A montadora identificou a possibilidade de desalinhamento entre a turbina e o conversor catalítico, componentes do sistema de exaustão. Em caso de falha, pode haver vazamento de gases não tratados para o interior do veículo, comprometendo a qualidade do ar e oferecendo risco à saúde dos passageiros. Em situações mais extremas, há possibilidade de danos materiais, lesões físicas graves ou até fatais, segundo comunicado oficial da marca.
O segundo recall afeta 1.336 unidades dos modelos C3 e Basalt, produzidas em 2025. Nesses veículos, há risco de infiltração de água na central de gerenciamento do motor, o que pode levar ao desligamento inesperado do carro durante o uso. A Citroën alerta que essa falha pode causar acidentes com danos materiais e colocar em risco a integridade física dos ocupantes e de terceiros.
A montadora orienta os proprietários dos veículos afetados a procurarem uma concessionária Citroën para realizar os reparos, que devem ser agendados previamente. O serviço é gratuito e, segundo a empresa, será realizado com prioridade para garantir a segurança dos clientes.
Confira abaixo os modelos envolvidos:
Modelos da Citroen em recall problemas no sistema de exaustão
Modelo | Ano | Intervalo dos chassis (últimos oito dígitos) |
C3 | 2025 | SB501841 a SB548369 |
Basalt | 2025 | SB510436 a SB549251 |
C3 Aircross | 2023, 2024 e 2025 | RB514196 a SB549353 |
Os casos mais recentes seguem a linha de recalls já feitos por outras marcas do grupo Stellantis, como Fiat e Peugeot, que também convocaram proprietários por falhas na central eletrônica e risco de vazamentos.
Recall dos modelos Citroen por problemas na central do motor
Modelo | Ano | Chassis (últimos 8 dígitos) |
C3 | 2025 | SB520422 a SB527124 |
Basalt | 2025 | SB522911 a SB526371 |