Um hospital de campanha começou a ser montado no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís, para atender casos leves de síndrome gripal. O espaço foi criado como resposta ao aumento na demanda por atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios na capital.
Quando estiver em funcionamento, a estrutura terá capacidade para 20 poltronas de medicação e 10 leitos de observação. O objetivo é aliviar a pressão sobre unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais da Grande Ilha.
O hospital de campanha vai funcionar todos os dias, das 7h à meia-noite, atendendo pacientes por demanda espontânea, especialmente adultos e idosos com sintomas gripais leves, como febre, tosse e mal-estar, sem sinais de falta de ar ou agravamento respiratório.
Como funciona o atendimento
Ao chegar, o paciente passará por uma triagem de enfermagem, onde será avaliada a necessidade de acompanhamento médico. Depois da triagem, o atendimento será feito por um clínico geral, que poderá indicar administração de medicamentos, observação ou liberação.
Nos casos em que houver piora clínica, como sinais de dificuldade respiratória, o local contará com aspirador portátil, balão de oxigênio e uma ambulância de suporte básico pronta para transferências.
Se houver necessidade de atendimento de urgência, o encaminhamento será feito para a UPA do Vinhais. Pacientes que precisarem de internação serão levados para unidades de referência, como os hospitais: Hospital da Ilha (Turu), Aquiles Lisboa (Bonfim), Dr. Carlos Macieira (Renascença) e, no caso de crianças, para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos (Centro).
O espaço foi projetado para atuar como uma extensão da rede de saúde, garantindo atendimento rápido e evitando que quadros simples evoluam para complicações.