A partir de domingo, 1º de junho de 2025, o WhatsApp deixará de funcionar em diversos modelos de celulares que não atendem aos requisitos mínimos do sistema operacional exigido pela nova versão do aplicativo. A mudança atinge aparelhos antigos que rodam Android 5.0 ou inferior e iOS 15.0 ou inferior.
O motivo é simples: para acompanhar as constantes atualizações e oferecer novos recursos com maior segurança e desempenho, o WhatsApp precisa abandonar o suporte a sistemas defasados, que já não recebem atualizações de segurança nem conseguem operar as funções mais recentes do app. Dessa forma, dispositivos que não permitem atualizações para versões mais atuais do Android ou iOS deixarão de ter acesso ao aplicativo.
Os usuários desses aparelhos, caso não atualizem para um modelo mais recente, ficarão impossibilitados de enviar e receber mensagens, realizar chamadas ou acessar o histórico de conversas pelo WhatsApp.
Veja abaixo a lista de celulares que perderão o acesso ao aplicativo a partir de junho:
Samsung
– Galaxy S3
– Galaxy Note 2
– Galaxy Ace 3
– Galaxy S4 Mini
– Galaxy Core
– Galaxy Trend Lite
– Galaxy Trend II
– Galaxy Ace 2
– Galaxy S3 Mini
– Galaxy Xcover 2
Apple (iPhone)
– iPhone 5
– iPhone 5c
– iPhone 5s
– iPhone 6
– iPhone 6 Plus
– iPhone 6s
– iPhone 6s Plus
– iPhone SE (1ª geração)
LG
– Optimus G
– Nexus 4
– G2 Mini
– L90
– Optimus L3 II Dual
– Optimus L5 II
– Optimus F5
– Optimus L3 II
– Optimus L7 II
– Optimus L5 Dual
– Optimus L7 Dual
– Optimus F3
– Optimus F3Q
– Optimus L2 II
– Optimus L4 II
– Optimus F6
– Enact
– Lucid 2
– Optimus F7
Para continuar usando o WhatsApp normalmente, é necessário atualizar o sistema operacional do aparelho, quando possível, ou considerar a troca por um modelo mais recente e compatível. A recomendação é fazer backup das conversas antes da data-limite, caso seja necessário migrar para outro dispositivo.