Publicidade
Carregando anúncio...

Cartórios de São Luís discutem mudanças para agilizar atendimentos e reduzir filas

Entre as ideias apresentadas está um convênio com o Viva Procon para atender parte da demanda.

Fonte: Com informações da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial

A COGEX realiza inspeções frequentes para verificar o funcionamento dos cartórios (Foto: Divulgação)

O corregedor-geral do foro extrajudicial do Maranhão, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, se reuniu com representantes de cartórios e do Viva Procon para discutir melhorias nos serviços de registro civil em São Luís. O encontro aconteceu na sede da Corregedoria Extrajudicial (COGEX).

Entre as ideias apresentadas está um convênio com o Viva Procon para atender parte da demanda diretamente em postos de atendimento instalados em shoppings, desafogando as filas dos cartórios e facilitando o acesso para quem precisa de serviços como a emissão de segunda via de certidões de nascimento e casamento.

De acordo com a Corregedoria, a procura por esses documentos aumentou nos últimos meses, impulsionada pela necessidade de atualizar registros com CPF ou acessar benefícios como o Bolsa Família e a aposentadoria. Um exemplo é o cartório da 4ª Zona, que em um único dia chegou a atender 400 pessoas. Desde abril, a serventia funciona em novo endereço no bairro Parque Aurora, com estrutura ampliada para lidar com a demanda.

Os cartórios vão avaliar a proposta do convênio e apresentar outras sugestões para dar conta do aumento no volume de atendimentos. Para o desembargador José Jorge, as inspeções e as reuniões são fundamentais para identificar problemas e buscar soluções, sempre ouvindo a população. “Estamos trabalhando para que o serviço chegue de forma rápida e de qualidade a quem mais precisa”, afirmou.

A COGEX realiza inspeções frequentes para verificar o funcionamento dos cartórios em todo o estado e conta também com denúncias e reclamações recebidas diretamente dos usuários. Além de cobrar melhorias, o órgão pode aplicar punições quando encontra falhas graves.

Outro ponto discutido foi o concurso público que deve preencher 78 serventias atualmente vagas no Maranhão, além de instalar novos cartórios em cidades que ainda não têm atendimento direto. Em São Luís, as zonas 3 e 5 de registro civil, atualmente sob interinidade, também devem ganhar titulares definitivos.

Além do corregedor-geral, participaram da reunião representantes das zonas de registro civil da capital, do Viva Procon e juízes auxiliares da corregedoria. Nos próximos meses, novos prédios e reformas devem melhorar ainda mais o atendimento em outros cartórios, repetindo o modelo já adotado na 4ª Zona.

Fechar