Publicidade
Carregando anúncio...

Mais de 5.500 agentes atuarão na segurança do São João do Maranhão

São Luís, principal palco dos arraiais oficiais, contará com câmeras para videomonitoramento

Fonte: Da redação

O São João do Maranhão já começou e para garantir uma festa com alegria, tradição e segurança, a Secretaria de Estado da Segurança Pública preparou um esquema especial com mobilização de mais de 5.500 agentes de segurança em todo o estado. São Luís, principal palco dos arraiais oficiais, contará com câmeras para videomonitoramento, incluindo equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial, e drones em áreas estratégicas.

Do total de agentes que atuarão no São João do Maranhão, cerca de 3.200 são policiais militares que intensificarão o policiamento ostensivo em todos os municípios, reforçando o trabalho realizado rotineiramente. Somente em São Luís, serão aproximadamente 900 policiais militares do efetivo extra durante o período. As ações serão desenvolvidas através de patrulhamento em viaturas e rondas a pé.

Na capital, haverá também atuação de policiais civis de grupos especializados. Drones serão utilizados para prevenir e reprimir eventuais ocorrências. Além disso, bases de videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial reforçarão a segurança nos três maiores arraiais da cidade: o Arraial do Ipem no Calhau, o Bumba Meu São João no estacionamento do Castelão, e o Parque Folclórico da Vila Palmeira.

A Secretaria de Segurança Pública empregará 130 câmeras distribuídas nas áreas internas e no entorno dos arraiais oficiais. Esses equipamentos se somam às mais de 400 câmeras do sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança da SSP Maranhão, que já operam na Grande São Luís.

A Força Estadual Integrada de Segurança Pública também está com efetivo na capital durante todo o período junino para apoiar o policiamento ordinário, prevenindo ocorrências e agindo prontamente quando necessário. O Centro Tático Aéreo mobilizará agentes distribuídos em suas quatro bases: São Luís, Presidente Dutra, Imperatriz e Balsas. Os quatro helicópteros darão apoio às equipes em terra.

O secretário Maurício Martins destacou que o São João do Maranhão é o maior do mundo, resultado do trabalho contínuo do governador Carlos Brandão, que tem feito investimentos importantes tendo a segurança pública como prioridade em grandes eventos. Pesquisas com turistas mostram que a maioria pretende voltar ao estado durante o São João, apontando a segurança como um dos principais motivos.

Além da presença ostensiva nos arraiais, inclusive através de delegacias móveis para agilizar registros de ocorrências, os plantões policiais também serão reforçados durante o período junino. Estão destacados cerca de 700 policiais civis a mais, que atuarão com ações de conscientização sobre violência contra a mulher, informando sobre canais de atendimento em emergências e como solicitar medidas protetivas de urgência.

Mais de 700 bombeiros militares estão a postos durante o período, com ações de atendimento pré-hospitalar e equipes especializadas para contingenciar qualquer princípio de incêndio ou outros acidentes. Na retaguarda estarão os órgãos da Perícia Oficial: Instituto de Criminalística, Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação e Instituto de Análises Forenses, com servidores de prontidão para atender as ocorrências.

O Centro Integrado de Operações de Segurança manterá suas atividades durante todo o período com equipes no teleatendimento através do 190 e videomonitoramento urbano por meio de cerca de 400 câmeras, parte delas com inteligência artificial, possibilitando reconhecimento facial de foragidos da justiça e leitura de placas de veículos furtados ou roubados.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar