A construção da Avenida Metropolitana, obra de grande impacto para a população da Região Metropolitana de São Luís, está mudando o cenário da mobilidade urbana na Grande Ilha. O governador Carlos Brandão vistoriou, na sexta-feira (12), o segundo trecho da via, que vai do bairro São Raimundo até o Parque Independência. Com a drenagem profunda finalizada, a obra segue agora com terraplanagem.
“Nós estamos vistoriando o segundo trecho da Avenida Metropolitana, em frente à Expoema. Esta obra vai transformar a mobilidade urbana da Grande São Luís. Mesmo com as dificuldades do período de chuvas as obras não foram interrompidas em nenhum momento. Além de mais mobilidade, esta obra trouxe mais empregos e vai dar mais qualidade de vida para nossa população”, informou o governador.
O novo corredor viário terá cerca de 11 km de extensão, interligando 50 bairros dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A via vai melhorar o deslocamento de milhares de pessoas que hoje enfrentam congestionamentos diários em corredores como as avenidas Guajajaras e Jerônimo de Albuquerque.

Marcos André Mota Carvalho, engenheiro fiscal da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), que está executado as obras, informou que a segunda etapa da avenida corresponde a 7,86 quilômetros do total de toda a extensão do novo corredor viário da Grande Ilha, que tem previsão de entrega para novembro deste ano.
“Apesar de um período extremamente chuvoso que tivemos este ano, de janeiro até agora, já estamos com 30% dos serviços executados. Conseguimos progredir na parte de drenagem profunda e terraplanagem. Esta obra vai desafogar o trânsito de São Luís, recebendo parte dos veículos que vem da entrada de São Luís e os deslocando para a MA-201 (Estrada de Ribamar), favorecendo os quatro municípios da Ilha”, explicou Marcos André Mota Carvalho.
A primeira etapa, de 1,6 km entre a Vila Funil e o Conjunto São Raimundo, já está em funcionamento. Quando concluída, a nova via contará com ciclovia, abrigos de ônibus, calçadas e iluminação. O investimento total é de R$ 118 milhões.