Um dos principais cartões-postais de São Luís, o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen passa por uma série de transformações com a entrega de novas praças, revitalização de espaços públicos e obras em andamento para construção de um complexo esportivo.
Neste domingo (13), foram inauguradas duas novas praças — José Chagas e Professor Bolbi Miranda do Nascimento —, além da ponte de acesso ao Mirante da Lagoa, que agora conta com iluminação cênica. Também foi entregue a reforma e ampliação da sede da 1ª Companhia Especializada em Combate a Incêndio Urbano do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, localizada na região.
As melhorias fazem parte de um conjunto de intervenções voltadas para requalificar áreas de lazer e ampliar o uso público do parque, que se encontra em uma das regiões mais valorizadas da cidade.
Após as entregas e vistorias de obras, o governador Carlos Brandão fez uma avaliação positiva das ações do Governo do Maranhão no Parque Ecológico da Lagoa da Jansen, ressaltando que o trabalho, além de valorizar a região, também contribui para a preservação ambiental.
“O Governo do Maranhão tem ampliado e melhorado a infraestrutura urbana das áreas de lazer em todos os municípios e aqui em São Luís não é diferente. Estes novos espaços na Lagoa da Jansen vão atrair mais turistas e a população local, que agora contam com uma estrutura adequada e segura. Além de embelezar a cidade, evitamos o mau uso dessa região, preservando também o meio ambiente”, assinalou Brandão.
Praças e revitalização
A Praça José Chagas, com mais de 5 mil m², foi completamente reformada. Recebeu novos canteiros com árvores, bancos, lixeiras, iluminação, piso em granilite e ganhou uma estátua em homenagem ao poeta paraibano radicado no Maranhão.

Já a Praça Professor Bolbi Miranda do Nascimento, antes um simples calçadão, agora conta com estrutura completa: playground com piso emborrachado, banheiros públicos, iluminação, guarita de segurança e paisagismo. O espaço também homenageia o engenheiro civil que se destacou em São Luís a partir da década de 1970.
Corpo de Bombeiros ganha nova estrutura
A unidade do Corpo de Bombeiros passou por ampliação e modernização. Com o dobro da área anterior, o prédio oferece agora alojamentos masculino e feminino, salas administrativas, sistema de abastecimento de água e estrutura climatizada. A corporação também recebeu novos veículos e equipamentos operacionais.
Esporte e economia criativa
Durante a visita, também foram vistoriadas as obras do novo Complexo Esportivo da Lagoa da Jansen, que terá uma quadra de tênis, três poliesportivas e duas de areia. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em breve.
A região também foi contemplada com ações voltadas à economia criativa. Comerciantes que atuam no entorno do parque receberam carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda, como forma de apoio ao empreendedorismo popular e melhor organização do espaço urbano.
As obras integram um esforço maior para revitalizar a Lagoa da Jansen, conciliando lazer, mobilidade, segurança e preservação ambiental.