
SÃO LUÍS – O Maranhão encerrou o primeiro semestre de 2025 com redução de 20% nos casos de latrocínio, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) também caíram cerca de 6%, incluindo homicídios dolosos, que tiveram queda semelhante.
O município de Imperatriz se destacou, com redução de 62% nos CVLI e nenhum caso de latrocínio ou feminicídio registrado no período. A Secretaria atribui os resultados ao investimento em policiamento, modernização das forças de segurança e ações de inteligência.
Além da queda nos crimes violentos, o estado apresentou redução significativa em crimes patrimoniais, como roubo de veículos e celulares, ambos com queda de 42%. Na Região Metropolitana, o roubo a veículos caiu 51%, e roubos a comércio e residência também recuaram.
O secretário Maurício Martins destacou o compromisso contínuo com a segurança pública, com reforço no efetivo policial e melhorias em equipamentos para manter a tendência positiva.