O Aeroporto de Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, está na fase final das obras de modernização. A reestruturação do terminal foi acompanhada de perto durante uma visita técnica realizada nesta semana por representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e da concessionária Esaero, responsável pela operação do terminal.
As obras integram uma estratégia do Governo do Maranhão para ampliar a conectividade aérea regional e fortalecer o turismo na região, que passou a ser reconhecida oficialmente como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco em 2023.
Intervenções e melhorias em andamento
Entre as principais intervenções estão a ampliação do terminal de passageiros, a instalação do balizamento noturno e a ampliação do pátio de aeronaves. As melhorias visam aumentar a segurança e a eficiência das operações, especialmente durante o período chuvoso, e garantir um serviço mais confortável aos usuários.
Além disso, o aeroporto está sendo equipado com esteiras de bagagem, pórticos de inspeção com raio-X, novo sistema de videomonitoramento (CFTV) e climatização. Os avanços também envolvem ajustes técnicos e alinhamento institucional para garantir a futura operação plena do terminal.
“Estamos investindo em obras, relacionamento institucional e divulgação do destino para atrair companhias aéreas e mais turistas. A requalificação segue no caminho certo, graças ao interesse do governador Carlos Brandão em impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio do turismo”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, durante a visita.
O chefe do departamento de engenharia da Seinc, Nelberth Riti, destacou que o aeroporto é um compromisso antigo da atual gestão estadual e detalhou os avanços.
“Estamos vistoriando melhorias como a ampliação do terminal, o balizamento noturno e a ampliação do pátio. Tudo isso melhora a capacidade de atendimento e reforça a importância da obra para a região”, afirmou.
Regulamentação e operação plena
Os trâmites regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ao Comando da Aeronáutica seguem em curso. A expectativa é que a homologação do novo pátio, do balizamento e do sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão) seja concluída nos próximos meses.
Com a conclusão das obras e a devida certificação técnica, o Aeroporto de Barreirinhas deverá ampliar significativamente o fluxo de visitantes à região dos Lençóis Maranhenses, facilitando a logística de acesso e impulsionando o turismo sustentável. A modernização também tem impacto direto sobre a economia dos municípios vizinhos, que deverão se beneficiar com o aumento da demanda por serviços, hospedagens e comércio local.