Em mais uma ação para criar oportunidades para os jovens de São Luís trabalharem com dignidade, o secretário Júnior Vieira, titular da secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas), anunciou uma parceria da Semcas com grandes empresas e Instituições de Ensino. A parceria vai garantir 41 vagas de jovem aprendiz para adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social.
Os adolescentes beneficiados vão receber meio salário mínimo e vale transporte. O período da capacitação será de 40 dias e vai funcionar no contraturno escolar, com carga horária de quatro horas por dia.
A primeira turma para capacitar os adolescentes já começou neste mês de julho, em parceria com o CEST. A segunda turma começa no dia 11 de agosto, no SENAC.
As vagas também são ofertadas para adolescentes que tiveram seus direitos violados, estão sob medida protetiva ou situação de trabalho infantil. Após a formação, os adolescentes serão encaminhados para atuar em Órgãos como a própria secretaria de Assistência Social, Tribula de Justiça, Tribunal Regional de Trabalho e outros.
“Em nosso país, o trabalho infantil é proibido por Lei. É crime! Estamos combatendo essa prática que escraviza crianças. Então, além das abordagens sociais nas ruas, como estamos fazendo, também precisamos criar oportunidades quando encontramos adolescentes precisando trabalhar para ajudar as famílias. Conforme a determinação do nosso prefeito Eduardo Braide, firmamos uma parceria para que esses adolescentes tenham uma chance de entrar no mercado de trabalho, mas com dignidade e seus direitos preservados”, disse Júnior Vieira.