Sala do Empreendedor do Maranhão é case de sucesso no Transformar Juntos em Brasília

Painel mostra como a política pública pode transformar realidades locais no estado do Maranhão.

Fonte: Redação / Assessoria

Diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou os avanços do empreendedorismo no Maranhão, a partir das Salas do Empreendedor (Foto: Divulgação)

Com o tema “Empreendedorismo como política de Governo”, o público conheceu os avanços do Maranhão em diversas áreas, no segundo dia do Transformar Juntos, em Brasília-DF. A estratégia de criação das Salas do Empreendedor do Sebrae Maranhão foi destaque no painel, apresentado pela Secretaria de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento Social do Estado.

O momento foi conduzido pelo diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e contou com os palestrantes Luiz Carlos Everton de Farias, secretário de Inclusão Socioeconômica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDIC); Júnior Marreca, secretário de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc); e Jorge Veneza, gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Mato Grosso do Sul-MS.

Cada painelista apresentou os dados de sua região. Júnior Marreca ressaltou que o Maranhão vive uma verdadeira transformação em muitas áreas da sociedade e que o empreendedorismo tem sido cada vez mais fortalecido com o apoio do Sebrae, especialmente com o Programa Cidade Empreendedora, que inicia o Ciclo 3 e deve capacitar cerca de 4 mil pessoas.

“O foco do nosso governo sempre foi trabalhar o empreendedorismo e encontrou no Sebrae um parceiro importante para esse tipo de atividade. Nós vamos até o empreendedor para mostrar pra ele como a atividade funciona, ensinar desde o cálculo do custo até a formação completa da empresa, saindo da formalidade e oferecendo todas as ferramentas necessárias para geração de receita, emprego e renda”, afirmou o secretário.

A Sala do Empreendedor é um espaço de atendimento e apoio aos empreendedores, resultado de parcerias entre o Sebrae e prefeituras municipais, com informações e orientações sobre a abertura e funcionamento de empresas, capacitações em gestão empresarial e acesso a serviços como formalização, emissão de notas fiscais, entre outros.

“Oferecemos aos empreendedores maranhenses diversos serviços, como fomento a compras públicas, ações de simplificação, inclusão socioprodutivas, que fazem com que essa dinamicidade da economia local impacte na vida tanto desses empreendedores quanto da sociedade como um todo”, ressaltou Fernando Reis, gestor estadual do Cidade Empreendedora do Sebrae Maranhão.

MARANHÃO EM NÚMEROS

O secretário apresentou dados que revelaram os resultados da parceria com o Sebrae. De acordo com ele, mais de sete mil professores foram capacitados e mais de 40 mil alunos atendidos. Ele complementou que o programa está presente com 170 salas e pretende alcançar os 217 municípios maranhenses. “Essas salas são importantes para valorizar a capacitação, a governança, estreitar as relações nas compras governamentais entre os pequenos negócios e o setor público, desburocratizando as atividades”, pontuou.

Ele reforçou que programas sociais também fortalecem o estado em diferentes frentes, em que mais de um milhão de pessoas saíram da linha da pobreza, bem como iniciativas voltadas para jovens, mulheres e empreendedores, além de fomentar o turismo e ações para consolidar o empreendedorismo.

TRANSFORMAR JUNTOS SEGUE ATÉ SEXTA (25)

Na tarde dessa quinta (24), a programação do Transformar Juntos segue com dois painéis: Caminhos Sustentáveis: Casos Inspiradores em Resíduos Sólido e o Mapear para Incluir: O papel do cadastro na agricultura; além do encontro de agentes com os temas: Domine a IA antes que a IA domine você!; Inclusão Socioprodutiva: Inclusão que Gera Transformação; Atender com Propósito, relacionar com Impacto; Compras Governamentais: Como o território pode vender para o poder público.

O Transformar Juntos se encerra nesta sexta-feira (25), pela manhã, com o lançamento do curso IA para gestores públicos e palestra “Chamado para o Futuro”.

Publicidade
Carregando anúncio...
Fechar